quarta-feira, agosto 09, 2023

Retorno ao lugar do afeto

Foto: Flávia Paixão


Eu havia publicado neste post um texto de despedida da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. Em outubro de 2022 eu retornei a esse lugar que eu amo tanto. Só hoje eu me toquei que não fiz um post contando sobre esse processo de retorno.

Enfim, estou de volta. Fiquei cerca de três anos como apoio técnico na Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura e da Escrita - GBPLE, onde realizei ações ligadas ao meu cargo de Técnico de Nível Superior - Literatura. Estive dando apoio ao Prêmio Cidade de Belo Horizonte e também ao Concurso João-de-barro. Estive em atividades do FLI-BH e circulei pelas Bibliotecas dos Centros Culturais, dando oficinas literárias e contando histórias.

Durante todo esse período eu nunca perdi de vista a vontade de retornar à BPIJ. Em nenhum outro lugar, em nenhuma outra função eu tive a mesma satisfação que vivenciei enquanto atuava nesta Biblioteca. Com isso, comecei um diálogo em busca do meu retorno.

Aqui na Biblioteca eu fico principalmente no balcão, realizando a novos cadastros, fazendo empréstimos, devoluções e renovações. Além disso, presto apoio à programação, atendendo a visitas mediadas, lançamentos de livros e demais atividades. Contudo, continuo circulando pela rede de Bibliotecas, com oficinas e narração de histórias, e prossigo dando apoio técnico aos Concursos Literários.

Posso dizer por fim que retornei ao lugar do afeto. A um espaço que considero ter um carinho enorme e onde eu sempre me encontro ao virar de cada página. Espero poder continuar aqui prestando o melhor serviço que puder oferecer à comunidade de Belo Horizonte e região. E que possam sempre contar comigo, tanto a equipe quanto frequentadores, para tudo o que estiver em meu alcance.

7 comentários:

  1. Anônimo5:17 PM

    Fico feliz de saber que você está feliz, Samuel! É sempre bom trabalhar no que a gente gosta!!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Samuel que o bom filho a casa retorna! Felicidades,sempre sucesso! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Salve nobre amigo, boa noite!
    Que bom saber que sua alma está radiante, com o retorno ao lugar de afeto. Deve ser incrível trabalhar em uma biblioteca. Amo livros, sentir o cheiro de cada um deles, a capa, conteúdo e por aí vai .Eu já curto ler assuntos de geografia, filosofia, história, entre outros. Enfim, desejo toda boa sorte, e que seja mais um lindo capitulo na história de sua vida.

    Abração,
    Dan

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:11 PM

    gente inteligente como vc só poderia estar onde se respira cultura, Boa sorte.
    Vera Célula Josinete.

    ResponderExcluir
  5. É muito bom retornar a um lugar que nos faz bem, principalmente quando percebemos que também somos queridos por lá.
    Boa sorte para você nesse retorno!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    É ótima a sensação de trabalhar com o que gosta e em um lugar que te faz bem né? Geralmente a gente só consegue no máximo um desses dois pontos.

    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4:35 PM

    E assim Samuel, trabalhar com o que se gosta e ótimo. No caso seu, o trabalho conhecimentdo/arte neste Brasil e fundamental/raro. Um escritor numa Bíblia literatura infantil/juvenil. Vida em frente, parabéns. Ábaco.

    ResponderExcluir