Os dois meninos duelam, comparando os objetos de suas coleções. Até o momento em que Max, usando seu truque de guardar coisas enormes em lugares pequenos, aprisiona o menino da caixa de sapatos dentro da caixa de fósforos.
A vitória, porém, não traz satisfação a Max e ele chega em casa pensativo e acabrunhado. Sua mãe entra em seu quarto e vai consolá-lo, deixando-lhe um beijo. E quando Max tenta guardar o beijo dentro da caia de fósforos, vê que ele é grande demais para caber ali.
A história termina com Max iniciando uma nova coleção, mas agora de sentimentos.
A narrativa rebuscada e caprichosa de Rampazo mistura fantasia e realidade, criando um texto onírico e alegórico. Os desenhos de Cátia Chien são uma arte maravilhosa, que realça o clima de sonho que domina a narrativa.
É um trabalho primoroso dos dois artistas, com imagem e texto dançando graciosamente uma valsa onírica.
Depois de ler com as crianças, conversei com elas sobre aquilo que a gente tem e que cabe todas as coisas, até mesmo aquelas que não foram criadas. Trata-se da imaginação. Convidei-as então a usar a folha de papel para criarem seus mundos, expressando-os em texto ou imagens. Um menino, por exemplo, fez uma lista de tudo o que ele gostaria de colecionar. Outro colocou em seu universo particular a paisagem de Dubai. Teve aquela menina que fez um cenário cor-de-rosa com arco-íris e unicórnio e aquele que criou um mundo só de monstros.
Por fim, fui olhando os trabalhos e registrando alguns em fotos. Agradeci a participação de todas as crianças e nos despedimos. Senti a falta de um momento de compartilhamento das criações. Creio que posso fazer isso em outras oportunidades.
Fica aqui meu agradecimento à Mônica Malaquias, bibliotecária do Centro Cultural São Bernardo e à Bete, que muito me ajudaram, com um acolhimento carinhoso e preparando o espaço com todo esmero.
Ficha Técnica
Um mundo só pra mim
Momento de leitura do livro "Universo numa caixa de fósforos", de Alexandre Rampazo e desenhos de Cátia Chien, seguida de atividade criativa em que as pessoas serão estimuladas a criar seus "mundos particulares".
Público: Geral
Mediação: Samuel Medina
Data: 31 de agosto de 2023, às 9h30
Ler esse texto foi como se eu estivesse lá! Obrigada pelo relato! Parabéns!
ResponderExcluirOlá Samuel!
ResponderExcluirEssa história do "Um universo numa caixa de fósforos" está muito engraçada e tem uma bela moral! E esse tempinho passado com as crianças? Oh meu deus! Quanta fofura! Deve ter sido um momento muito bom... Obrigado por partilhar essa história connosco! 🤗
Pelo seu relato, o oficina parece ter sido super interessante. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirDeve ser realmente muito gratificante realizar atividades criativas com as crianças como essa.
Oi Samuel, adorei a história do livro e a forma como você compartilhou com as crianças. Enquanto lia sobre a atividade, fiquei imaginando o meu mundo, mas minha habilidade na escrita é maior do que no desenho, então são sei se algum dia conseguirei ilustrar dessa forma o que vejo.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com
Oi!
ResponderExcluirQue experiência mais gratificante deve ter sido. Gostei da premissa do livro.
https://deiumjeito.blogspot.com/
Samuel,,
ResponderExcluirQue lindo tudo aqui.
Encantada vou passear mais entre
suas publicações.
Vou adorar recebê-lo lá no Espelhando.
Bjins
CatiahoAlc.