quarta-feira, junho 12, 2019

BPIJ - Não um adeus, mas um até logo

Quem acompanha meu trabalho sabe que sempre fiz questão de mencionar que fazia parte da equipe da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. Neste espaço, inclusive, falo da BPIJ como minha segunda casa. Enfim, infelizmente, tive que me mudar.

Desde maio deste ano, passei a atuar na sede da Fundação Municipal de Cultura, deixando assim de fazer parte da equipe fixa da Biblioteca. Não significa, porém, que deixarei de atuar na mediação de leitura. 

Os motivos que me levaram a me retirar da BPIJ são vários, sendo eles a maioria de natureza pessoal. Contudo, meu carinho e admiração tanto pela equipe quanto pelo espaço que a Biblioteca representa.

Atualmente, estou na Gerência de Bibliotecas e Promoção da Leitura. Assim, penso que minha atuação como mediador será potencializada. Afinal, estarei em contato com a rede de bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura de BH. Inclusive, com propostas de oficinas de mediação.

Por exemplo, há duas semanas ocorreu a Semana Literária do Centro Cultural Venda Nova. Estive lá com a oficina Livro-minuto e com a apresentação "Comadre Morte, Compadre Capeta", em parceria com o amigo Rodrigo Teixeira. Em julho, estaremos no Centro Cultural Salgado Filho com a mesma apresentação artística.

O que posso dizer? Foram anos de trabalho árduo e gratificante. Anos de dedicação e idealismo, mas também de decepções e dificuldades. Sinto-me eternamente ligado à Biblioteca e a todas as pessoas que nela trabalham e trabalharam, assim como aquelas que a frequentam e usam de seu acervo, pois fazem todas parte da minha história e a tornaram mais saborosa e profunda.

Fica aqui minha minha saudação e meu muito obrigado. Sabendo que esta despedida não é um adeus, mas um caloroso "até logo."




14 comentários:

  1. Anônimo4:53 PM

    O tempo segue seu curso e os passos que se encontram, deixam rastros de luz.
    Abraços na alma. Katita

    ResponderExcluir
  2. Tudo de bom. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Samuca, gostei da sinceridade e delicadeza do seu texto. Como amiga e esposa, sei o quanto você ama a BPIJ e as pessoas que nela atuam. A vida está te movimentando agora para que outros espaços ganhem sua presença e contribuição, e outras pessoas aprendam com você e vice-versa. Não é fácil sair de onde nos sentimos acolhidos e confortáveis, mas logo tudo se encaixará e você terá novas "casas" para habitar. Te amo. Te desejo sucesso e paz por onde for, meu amor!

    ResponderExcluir
  4. Samuel, caminhos inesperados são marcos fundamentais.É muito bom colher novos frutos e desejo muita luz nesta nova trajetória.

    ResponderExcluir
  5. Samuel, caminhos inesperados são marcos fundamentais para esta nova jornada. Desejo muita luz!

    ResponderExcluir
  6. Sucesso sempre Samuel!!! Você é o melhor mediador de leitura que conheço, procuro sempre me espelhar em seu exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas palavras são um grande incentivo! Fico lisonjeado. Gratidão!

      Excluir