sexta-feira, janeiro 16, 2015

Um Ano Bom: Quando a Vida nos traz boas surpresas

O início de ano costuma ser considerado momento para reflexão e planejamento. Uma oportunidade para fazer um balanço, além de estabelecer expectativas. Quando se é jovem, contudo, é mais fácil deixar-se levar, aproveitando o momento. Há aqueles que, embora jovens, foram marcados por episódios dolorosos, tornando-se assim mais precavidos, cautelosos. Há também os cautelosos por natureza, pessoas mais sensatas, comedidas, que buscam alinhar suas expectativas de forma sóbria e inteligente.
Chris e Clara, cada um por razões diversas, começam o ano assim, cautelosos. O rapaz, embora dotado de inteligência, beleza e popularidade, não quer trocar os pés pelas mãos e desperdiçar sua juventude. Já Clara, marcada por uma experiência dolorosa do passado e por episódios recorrentes de bullying, quer apenas ser deixada em paz. Chris, porém, logo de início fica interessado por Clara e, mesmo sendo repetidamente repelido, sente-se cada vez mais fascinado pela garota.
Assim somos convidados a acompanhar os percalços do jovem casal no romance "Um Ano Bom", de Ana Faria.
Algo que chamou minha atenção foi a primorosa escrita da autora. Dona de um texto de um Português impecável, Ana Faria também nos presenteia com uma narrativa fluida, graciosa e que faz bem aos olhos. Os personagens, com destaque ao casal que protagoniza a trama, também são dignos de nota. Dessa forma, acompanhamos a vida desses jovens em seu quotidiano no decorrer de um ano. A trama é simples e seria monótona se não fosse a habilidade da autora de narrar uma história, aproximando leitor e personagens, criando laços de simpatia e afeto.
Com uma singela e tocante narratica, "Um Ano Bom" certamente será uma ótima opçao para leitores que curtem uma boa dose de realidade, sem perder o encanto pela beleza da vida.

Um comentário: