sexta-feira, janeiro 30, 2015

Oscar e a Senhora Rosa - uma vida inteira em doze dias

Oscar é um menino diferente. Sua casa é a ala infantil de um hospital. Sofrendo de um câncer em estágio terminal, ele carrega uma amargura e uma ironia fortes demais para alguém de apenas dez anos. A única pessoa que ele parece respeitar de fato é uma senhora que ele chama de Vovó Rosa. Uma pessoa também incomum como o próprio Oscar. 
Incentivado por sua amiga a escrever cartas para Deus, mesmo sem acreditar em sua existência, Oscar é responsável por contar sua história, inclusive para nós, leitores, clandestinos espectadores dessa conversa. Numa linguagem carregada de amargura e desilusão, o garoto procura antes de tudo ser sincero. Já de início declara não acreditar em Deus. Inclusive ressalta que já fora enganado sobre o Papai Noel e não cairia duas vezes na mesma conversa. Ele também desfia sua completa descrença no seu tratamento, ao declarar ser um "mau paciente". Afinal, seu corpo não respondeu bem nem à quimioterapia nem ao transplante de medula.
Sardônico mas ainda assim com um agudo senso de humor, Oscar vai redigindo uma série de cartas, uma por dia, à semelhança de um diário. A Vovó Rosa propõe então que ele faça de conta que cada dia corresponda a dez anos para ele. E é com uma maravilhada comoção que vamos acompanhando essa magia em que um menino é capaz de viver uma vida inteira em apenas doze dias.
Oscar e a Senhora Rosa é um texto lindo. Enxuto, direto, sem que o fôlego prejudique sua poesia. Uma bela e inesquecível ode à Vida.

Deixo aqui um trecho desse belíssimo livro:

"Com Peggy Blue, li muito o Dicionário médico. É o livro preferido dela. É fascinada por doenças e sempre se pergunta quais poderá ter mais tarde. O meu interesse era outro, procurei palavras como 'vida', 'morte', 'fé', 'Deus'. Acredite se quiser: não constavam desse dicionário! Bem, isso prova que nem a vida, nem a morte, nem a fé, nem você são doenças. Já é uma boa notícia."


Ficha Técnica:
Oscar e a Senhora Rosa
Eric-Emmanuel Schmitt
ISBN: 9788520915936
Ano: 2003
Páginas: 112
Idioma: português
Editora: Nova Fronteira

Perfil do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/34598ED37795

Nenhum comentário:

Postar um comentário