sexta-feira, agosto 10, 2012

A Tormenta de Espadas: fogo, sangue e magia

Fonte: divulgação.
Um jovem obrigado por juramento a romper com outro, ainda que só por fingimento; uma jovem diante do desafio de atravessar o mundo, arregimentar um exército e ainda vencer os medos que a assolam; um homem assombrado por seu passado, buscando entender suas escolhas e sua própria índole; um garoto com o corpo quebrado e a alma sólida; um homem aleijado e mutilado, numa batalha eterna pela aprovação do próprio pai. Estes são apenas alguns dos elementos marcantes que sedimentam o romance 
Tormenta de Espadas, o terceiro volume da saga Crônicas de Gelo e Fogo.

A situação da guerra se torna cada vez mais séria, com a aproximação do inverno. Como não era para ser diferente, quem mais sofre o povo, enquanto os poderosos jogam seu jogo dos tronos. As fidelidades são testadas, as tradições rompidas e o sangue corre junto com o renascer da magia.

Como no volume anterior, Fúria dos Reis, outros personagens surgem para protagonizar grandes desafios. Brienne de Tarth e Jaime Lannister têm sua jornada própria e a relação atribulada dos dois adiciona uma carga fortemente dramática e ajuda o leitor a ver o Regicida de uma forma mais humanizada.

Enquanto isso, além da Muralha, a Patrulha da Noite terá o primeiro real confronto com os inimigos mais terríveis que já surgiram até agora: os Outros. A sequência desesperadora que se segue ao ataque é de tirar o fôlego. 

Não podemos deixar de falar da herdeira dos Targaryen. De longe a odisseia de Daenirys é mais fascinante que todas as demais narrativas. Quanto maiores seus dragões ficam, mais poderosa parece a personalidade de Danny. Ressalto, porém, que essa força está em suas decisões e força de caráter. Os dragões, embora importantes para afirmar o poderio e prestígio da jovem, são meros coadjuvantes diante dessa menina que já nasceu Dragão. E com o surgimento dos dragões, a magia começa a brotar por toda Westeros, como havia sido falado no livro anterior. Já neste volume, as maravilhas se tornam ainda maiores, embora completamente factíveis, uma vez que a saga de George R.R. Martin tem um compromisso quase radical com o realismo.

Com sequências de incrível carga dramática, batalhas épicas e desafios notáveis, Tormenta de Espadas certamente será um livro difícil de largar.


Ficha Técnica
Título: A Tormenta de Espadas
Autor: George R.R. Martin
Edição: 1
Editora: LeYa Brasil
ISBN: 9788580442625
Ano: 2011
Páginas: 884
Tradutor: Jorge Candeias

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/150936

4 comentários:

  1. Oi Nerito!

    Estou terminado de reler, e mesmo sabendo tudo que acontece, ainda assim o livro é surpreendente. Acho que sofri até mais do que quando li pela primeira vez. O meu preferido da série até agora, seguido pelo quinto.

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale, não me lembro de ter ficada tão "abismada" durante uma leitura como foi com esse livro!!

    ResponderExcluir
  3. Neritito, poxa fiquei triste por não ter dado tão certo a leitura conjunta q eu sugeri, achei que seria possível mais conversas sobre o assunto, mas desde que voltei de férias minha vida está uma loucura... época de eleição, eu trabalho na prefeitura, meu chefe se afastou pra concorrer ao cargo de prefeito... ficou meio sobrecarregda a coisa aqui, dai mal tenho tido tempo de postar e ainda estou lendo Festim de Corvos, que é grande... acabei lendo Do AMo bem "a conta gotas" e ainda não terminei (na verdade já li umas 4 vezes o livro, mas Gabo nunca me cansa)... passada esta "época doida" vou providenciar um grupo de discussões que funcione e dai proponho uma nova leitura conjunta!!!

    E sobre o "evento virtual", como vai funcionar???

    ResponderExcluir
  4. Lourdinha9:11 PM

    Ficou linda a página por causa do fundo...mas por hora estou mergulhada, suspensa na cidade :-)

    ResponderExcluir