sexta-feira, agosto 17, 2012

Sabor de Sangue e Chocolate

Sangue e Chocolate são dois elementos que se relacionam simbolicamente com o amor, simbolizando a relação carnal, a paixão. São também que carregam uma forte carga sensorial, tanto o cheiro pungente do sangue quanto o sabor forte do chocolate.

Helena Gomes, autora de Sabor de Sangue e Chocolate, constrói sua trama mediante esses dois fortes elementos. Assim, o romance nos apresenta Alex, um rapaz rejeitado pela própria família, que descobre, logo após um acidente, uma sede irracional por sangue humano.

Alex vive um dilema ainda maior e mais profundo. Sua mãe parece odiá-lo e seu pai age como um estranho. Aos 17 anos, no auge de questionamentos e da descoberta de sua própria identidade, o rapaz é levado pelo motorista da família, o velho Brandão, para a pequena cidade de Nova Guanaja, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A ex-mulher de Brandão, Miranda, é uma simpática senhora, exímia cozinheira. Seu maior talento é a produção dos mais finos chocolates.

Vivendo nessa pequena cidade, Alex descobre novas possibilidades para sua sede de sangue como também para sua sede de amor. O rapaz se vê em um ambiente acolhedor, permeado pelo aroma saboroso do chocolate.

Essa nova família, contudo, corre um sério risco. A única neta de Brandão e Miranda, Claudia, é acometida por uma misteriosa doença. Este mal tem como principal sintoma uma profunda anemia. E Alex logo descobre que a causa pode ser pior do que qualquer ser humano imagina.

O texto de Helena Gomes é leve, acolhedor, delicioso. Ler seu romance é como saborear uma barra de chocolate. Prova da competência da autora, que marca muito bem a ambientação afetiva que ela busca criar na narrativa. O texto também é levemente picante, repleto de garotas belas, formosas e sensuais. A trama se constrói também mediante explorações sensoriais, que enriquecem a experiência do leitor e aprofundam sua relação com o protagonista. Outro ponto interessante a ser destacado é a presença leve de uma crítica aos romances adolescentes vampirescos.

Com um texto saboroso e personagens cativantes, Sabor de Sangue e Chocolate certamente vai deixar você com água na boca. 

Ficha Técnica
Título: Sabor de Sangue e Chocolate
Autor: Helena Gomes
Edição: 1
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563877192
Ano: 2011
Páginas: 280

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/189526-sabor-de-sangue-e-chocolate


Um comentário: