sexta-feira, junho 29, 2012

Contos de Terror, Mistério e Morte


O que é o medo? O terror? Como o ser humano lida com esse sentimento tão presente e tão forte? O medo tem acompanhado a história da humanidade como uma entidade quase personalizada e a arte já trabalhou esse tema de inúmeras formas. O cinema, por exemplo, imortalizou narrativas em que o medo e o terror ganham dimensões titânicas, quiméricas. Como um assunto que sempre fascinou muitos de nós, o medo sempre teve seus grandes ícones. É inegável que um desses ícones seja Edgar Allan Poe, imortalizado como escritor de contos de terror. 
Contos de Terror, Mistério e Morte traz uma seleção dos melhores e mais famosos contos escritos por Poe. Em sua obra, há pouco espaço para os sustos convencionais como fantasmas, demônios ou aparições. No universo de Poe o medo é, sobretudo, fruto da alma humana, de suas insonváveis dúvidas. O maior monstro e inimigo do homem é sua própria imaginação, que eleva-se sobre ele e o traga. O ambiente se torna então um cenário de terror, mas somente porque o olho que obseva esse mesmo cenário o povoa dos fantasmas nascidos do seu medo. Mas não pensem que Poe nos apresenta somente isso. Para quem acha indispensável os tradicionais fantasmas, eles certamente também estão presentes, na melhor performance de um gênio do terror.
Escrito por alguém que de modo algum nega o talento para a narrativa, Contos de Terror, Mistério e Morte com certeza irá fazer seu leitor sentir calafrios. Mas se não o fizer, pelo menos aquela palpável sensação da presença do desconhecido é garantida.

Ficha Técnica
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: NOVA FRONTEIRA
Ano de Edição: 1981
Nº de Páginas: 249

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/6773

2 comentários:

  1. Sou louca para ler este livro!

    ResponderExcluir
  2. Terror é um dos meus gêneros preferidos, mas tenho pouca habilidade em usá-lo na escrita >.<

    ResponderExcluir