segunda-feira, fevereiro 05, 2024

Via Ápia - Cinco vidas, uma invasão


Washington e Wesley são irmãos. Ambos trabalham em uma casa de festas. Enquanto Washington é movido pela força do ódio, Wesley segue suave, juntando seu dinheiro e planejando o futuro. Os dois moram na Cachopa, com sua mãe, Dona Marli. Douglas é entregador em uma farmácia. Murilo é militar e Biel levanta algum dinheiro ocasionalmente vendendo drogas. Os três moram em um apartamento na Via Ápia, principal rua comercial e residencial da Favela da Rocinha.

A vida desses cinco jovens muda para sempre quando a UPP - Unidade de Polícia Pacificadora - invade a Rocinha, instalando um ambiente de horror para os moradores.

Via Ápia, primeiro romance de Geovani Martins, é um visceral relato de denúncia da violência policial na guerra às drogas. O romance não procura idealizar o uso de drogas ilícitas, algo largamente consumido na favela, mas busca traçar uma trajetória contrária à criminalização. O que está em voga é a exclusão social, que potencializa a violência, e a desigualdade.

É impossível não torcer por esses cinco jovens, todos usuários de maconha, para que seu destino não seja como de tantos outros: estatísticas da violência policial e social.

Geovani Martins escreve um livro controverso e ousado, usando do registro linguístico da favela, sem no entanto soar hermético ou forçado. Sua habilidade traz naturalidade à narração e às falas.

Os personagens passam por profundas transformações, tanto para o bem quanto para o mal. Cada um deles é movido por um sonho, um anseio. Douglas quer ser tatuador. Washington deseja um trabalho com carteira assinada. Murilo anseia sair do exército. Wesley sonha ser mototáxi. E Biel? Biel, antes de tudo, quer pertencer a algum lugar. 

Outras personagens se destacam na narrativa. Uma delas é Gleyce Kelly, que divide os corações dos amigos Washington e Douglas. Gleyce tem o desejo de fazer faculdade, de cursar cinema. Sua luta por um futuro é pautada pela educação. Dona Marli, mãe de Washington e Wesley, também se destaca, por sua força e resiliência, por ter criado sozinha dois homens, incutindo neles o senso de honestidade e de trabalho.

Cada personagem tem sua profundidade e seus conflitos. A revolta pela violência que sofrem da polícia é uma constante. Eles não querem se adequar, se acostumar. São inconformados com o sistema. E com razão.

Vivem uma realidade dura, de falta de água e de energia, da ameaça constante da polícia. Sim, aqui a polícia é duramente criticada. Corrupta e despreparada, ela entra na favela para esculachar o cidadão. Portanto, o texto é direto em suas duras críticas à força policial do Rio de Janeiro.

Com uma narrativa aguda e controversa, uma visão diferenciada e crítica sobre a guerra às drogas, Via Ápia é um romance forte, profundo e contundente. É também um manifesto à vida é a cultura da paz, que deve ser buscada onde quer que estivermos.


Ficha Técnica

Via Ápia

Geovani Martins

ISBN-13: 9786559211180

ISBN-10: 6559211185

Ano: 2022 

Páginas: 344

Idioma: português

Editora: Companhia das Letras


Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/via-apia-12222387ed12203488.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário