quarta-feira, novembro 10, 2021

Mitologias familiares

Levei da vó Conceição uma colherada na testa, por ter passado correndo na cozinha, enquanto ela fazia o almoço. Doeu um bocado. E na lembrança da dor veio também da sensação do pé descalço nos ladrilhos brancos e frios.

Vó Conceição não era braveza pura. Num dia, sentou-se ao meu lado e cantou de um ribeirão que secou e do alecrim, flor do campo. No sabiá que fugiu da gaiola ela tirou lágrimas de meus olhos.

Não eram apenas as canções que enchiam meus sonhos, mas muitas histórias. Falava da casa mal-assombrada onde pedaços de gente caíam do alto e se juntavam, até formar uma pessoa inteira. Ou da história do Galo Pelado, que assombrava tropeiros nas trilhas de Minas.

- Vó, por que o Tio Vando é careca? - perguntei sobre a calvície do seu filho mais velho.

- Foi quando ele carregou o melado quente no alto da cabeça, vindo da feira. Balançou o pote de melado que caiu na cabeça dele. Mandei ele raspar o melado pra frente, mas ele raspou pra trás. 

Nessas e noutras histórias, Vó Conceição me embalava. E assim dava lastro à minha imaginação. Vó Conceição fundou meu mundo de fantasias.

9 comentários:

  1. Ah... Samuel... Que maneira encantadora de trazer as lembranças à memória... Rio e choro ao mesmo tempo. Um choro doce... Obrigada!!! Te amo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar com palavras tão amorosas, Mamãe. Também te amo!

      Excluir
  2. Bacana,dessa histórias, não sabia.

    ResponderExcluir
  3. Ah que texto doce e lembranças vivas. Amei! Queria ter conhecido a Vó Conceição assim, de pertinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pam. Com certeza você teria se divertido muito com ela.

      Excluir
  4. Que vozinha linda, me faz lembrar da minha amada vó Ana, não contava histórias, sentava em sua cadeira pela manhã e costurava roupas para minha boneca e sempre tinha um biscoito escondido no bolso para nós dar.

    ResponderExcluir
  5. Que linda sua vó Conceição, me fez lembrar da minha amada vó Ana, não contava histórias. Pela manhã sentava em sua cadeira ao sol e costurava vestidos para minha boneca e no seu bolso, sempre tinha um biscoito para nós oferecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda a sua vó Ana, Keila. Pelas suas palavras, era uma pessoa maravilhosa!

      Excluir