sexta-feira, maio 03, 2019

O livro das semelhanças - um envolvente labirinto de significados

Neste final de semana, terminei a leitura de O livro das semelhanças. Escrito por Ana Martins Marques, uma das maiores vozes da poesia contemporânea, este livro foi como um mapa que se desdobrava e cujas legendas iam mudando à medida que eu olhava novamente. Um mapa que ao mesmo tempo era um labirinto.

Ana Martins Marques é uma poeta premiada, vencedora de prêmios como o da Biblioteca Nacional. Porém, arrisco dizer que ainda assim nenhum prêmio faz jus ao seu trabalho artístico. Sei que não tenho qualquer credencial para auferir juízo de valor à poesia de alguém, a não ser a de leitor. Portanto, posso dizer que, para mim, Ana Martins Marques tem uma obra que ultrapassa a literatura e lança profundas raízes no campo da filosofia.

Sendo assim, os poemas que compõem O livro das semelhanças são profundos e equilibrados, ricos em vozes e sentidos. Como um prisma que decanta os espectros da luz, a poesia de Ana Martins Marques decanta a palavra em seus múltiplos sentidos.

Ficha Técnica
O livro das semelhanças
Ana Martins Marques
Companhia das Letras
Ano: 2015
Páginas: 112
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/o-livro-das-semelhancas-516449ed523318.html

5 comentários:

  1. Samuka, o meu sonho era ser uma poeta tipo ela e ler resenhas assim. Kkkkkk Do pouco que conheci do livro, a medida que você ia lendo alguns poemas para mim, já consigo compreender suas palavras.
    Agora eu que vou ler esse livro todo. Amei a resenha e obrigada por mais esta recomendação. Te amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário. Depois de ler o livro, dê um pulo aqui de novo para a gente conferir as leituras, ok? Beijo!

      Excluir
  2. Adorando te ler, Samuel!
    Grata!

    ResponderExcluir
  3. Amo Ana Martins Marques, ela escreve lindamente, gostaria de ler resenhas de outras poetas contemporâneas...

    ResponderExcluir