sexta-feira, maio 17, 2019

O presente da vovó loba - um conto deliciosamente perverso

É uma agradável manhã de segunda-feira. Para o lobo, parece que será ainda mais agradável, pois o carteiro acaba de fazer a entrega de um pacote e uma carta. É um presente da vovó loba.

Assim começa o curioso percurso de um presente e de uma narrativa cada vez mais enigmática. Escrito por Didier Dufresne e traduzido por Gilda de Aquino, O presente da vovó loba traz como protagonista esse misterioso pacote, que vaga de mão em mão, provocando diversas reações. Ao que parece, nenhuma delas é agradável.

Embora a narrativa seja construída a partir do ponto de vista do pacote, o narrador toma cuidado por não o revelar, aumentando cada vez mais a curiosidade do leitor. O percurso do pitoresco protagonista dura cerca de uma semana e conta com coincidências bastante cômicas.

É importante destacar que os desenhos de Armelle Modéré enriquecem ainda mais o texto. A cada página, vemos imagens de possíveis presentes. Ao mesmo tempo, são exploradas as reações que cada novo bicho tem - ou ao menos deseja ter - ao abrir o pacote e olhar em seu interior.

Assim, a obra de Didier Dufresne e Armelle Modéré explora elementos como as convenções sociais e seus desdobramentos diante de expectativas e frustrações. Todo mundo gosta de ganhar presentes, mas ninguém quer receber algo indesejável. Com isso, a criança pode observar no enredo o jogo "querer x poder" enfrentado por bichos como o urso, o castor, dentre outros.

Com desenhos vibrantes e um enredo nada convencional, O presente da vovó loba certamente será uma surpresa para quem o ler pela primeira vez. E um perverso deleite para aqueles que desejarem ler novamente.

Ficha Técnica 
"O presente da vovó loba"
Didier Dufresne 
Gilda de Aquino (tradução)
Desenhos de Armelle Modéré 
Editora Brinque-Book

Nenhum comentário:

Postar um comentário