quinta-feira, outubro 31, 2013

O Aprendiz: O começo de uma jornada tenebrosa

O mundo está escurecendo. As trevas parecem ter cada vez mais força. Se não fosse pelo Caça-feitiço, o Condado talvez já estaria perdido. É neste clima sombrio que acompanhamos o início do livro O Aprendiz, de Joseph Delaney. Este é também o primeiro de uma longa saga.

De início, o leitor é apresentado a Thomas Ward, sétimo filho de um sétimo filho. Por sua posição na família, o rapaz, já no início de sua adolescência, é enviado para ser aprendiz do Caça-feitiço. Esta é uma profissão sombria e perigosa, além de ser muito mal-vista pela sociedade, o que garante uma vida solitária. Thomas, embora inseguro e assustado, passa no primeiro teste. Por sua condição de nascimento, o rapaz tem algumas características especiais, que o tornam apto ao cargo. Além disso, Thomas também se mostra um rapaz decidido, buscando decisões rápidas, sem fugir de suas consequências.

Assim, o leitor acompanha o aprendizado de Thomas junto ao Caça-feitiço, em uma casa misteriosa e com jardins repletos de perigos. Dentre estes estão as sepulturas de bruxas, que foram enterradas em condições especiais para que não se libertassem e aterrorizassem o Condado. Uma delas, inclusive, ainda viva. E o Caça-feitiço adverte a Thomas que morta esta feiticeira seria ainda mais perigosa.

Outra importante advertência feita ao jovem é que ele nunca deveria confiar em mulheres, principalmente aquelas com sapatos pontudos. E justamente uma garota de sapatos pontudos surge na vida de Thomas. Seu nome é Alice, ela tem praticamente a mesma idade que o rapaz e além disso é muito bonita. E por dever um favor a Alice que Thomas provoca terríveis consequências, com as quais deverá lidar sem vacilação.

O Aprendiz é um livro com um texto enxuto e dinâmico. A narrativa é ligeira, com uma excelente ambientação. Seu clima gótico e obscuro conferem à leitura uma tensão especial. Além disso, tendo Thomas como narrador em primeira pessoa, o texto garante uma forte empatia entre leitor e protagonista.

Apesar de ser uma trama relativamente simples, esta obra de estreia da série As Aventuras do Caça-Feitiço já demonstra que o universo imaginado por Joseph Delaney é incrivelmente rico e factível, repleto de bruxas, assombrações e ogros, com personagens fortes e sobretudo carismáticos.

Portanto, nada melhor para começar uma boa aventura do que conferir este livro. Se o leitor não tomar alguns bons sustos, pelo menos terá a garantia de uma boa dose de diversão.

Aproveito para indicar também a leitura da resenha da Fê, do blog Na Trilha dos Livros.

Ficha Técnica
Edição: 1
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528613155
Ano: 2008
Páginas: 224
Tradutor: Lia Wyler

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/1092-o-aprendiz

2 comentários:

  1. ai como eu queria ter tempo de ler por prazer...

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que li uma resenha de "O Aprendiz" foi justamente no blog da Fernanda hehe Lá mesmo eu me convenci de que, apesar do primeiro livro ter uma pegada infantil, a série poderia ser bastante promissora... Além disso, estou bastante curiosa para ver o filme que será lançado em 2014! Adorei a resenha!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir