sexta-feira, maio 11, 2012

Entrevista com o vampiro


Louis é um jovem fazendeiro de 25 anos que não consegue lidar com a morte do irmão, da qual considera-se parcialmente culpado. Seu sentimento de culpa o leva a praticar atos contra a própria vida, e Louis mergulha em um turbilhão de vícios, esperando que a morte o encontre. Mas quem o encontra é justamente um vampiro. Lestat, o homem louro, belo e esguio, cuja sede de sangue o torna mortal, alimenta intresses em Louis. É assim que o rapaz é transformado em um vampiro, sendo guiado por Lestat nos primeiros passos através da imortalidade. Tudo ocorre no final do século XVIII, em Nova Orleans, no estado da Louisiana, mas a vida de Louis se prolonga até os dias de hoje. Ele decide então ceder uma entrevista a um jovem repórter, com o objetivo de convencer o mundo da realidade de sua existência.
Entrevista com o vampiro foi escrito por Anne Rice e logo tornou-se um dos exponentes do gênero vampiresco, mesclando elementos góticos e eróticos com temas existenciais, tornando-se uma obra densa e ao mesmo tempo essencialmente humana. E esse é a grande força da obra de Rice, uma vez que nas literaturas e filmes convencionais o vampiro sempre foi visto como um ser que abriu mão da sua humanidade em busca de vida eterna. Mas Louis é humano demais e, para dar vazão a toda a sua humanidade, busca um sentido na vida, mesmo naquela que se prolonga pelos séculos. Em sua longa peregrinação por um mundo que vai gradativamente tornando-se de moderno a contemporâneo, o vampiro entrevistado vai descubrindo que os motivos que levariam um homem à busca pela vida eterna não seriam os mesmos que impulsionam um imortal a propagar sua existência. Sendo assim, Louis quer, acima de tudo, um sentido para viver. O sucesso do livro foi tal que originou uma adaptação para o cinema, estrelada por Tom Cruise, Brad Pitt, Kirsten Dunst e Antônio Banderas, grandes astros de Hollywood.
No Brasil, Entrevista com o vampiro foi traduzido por Clarice Lispector que, além de ter realizado um trabalho impecável, garantiu um certo charme ao romance, não só pelo prestígio de seu nome, como também pela competência de sua tradução e domínio da escrita. Entrevista com o vampiro é um romance indispensável para todos os amantes de cinema e de boa literatura.


Ficha Técnica
Livro: ENTREVISTA COM O VAMPIRO
Editora: Rocco
Autor: Anne Rice
ISBN:85-325-0102-8
Páginas:312

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/997-entrevista-com-o-vampiro

4 comentários:

  1. Nerito, passei a semana toda pensando em alugar esse filme no fim de semana... até pedi pra um amigo super fã de cinema aki do trabalho me emprestar o dele,c aso eu não encontre na locadora... agor chego aqui e vejo sua resenha exatamente sobre o livro!!! Certeza que vou assitir!! Qd assiti, foi h´tantot empo, acho q era nvoa demais... nem me lembro direito... agora vou assitir com mais condições de "aproveitar" o filme... e sabe que faz algum tempo que estou super afim de ler algo vampiresco!!! Nunca li nada do gênero, acredita???

    ResponderExcluir
  2. esse filme passou outro dia na tv aberta, não me lembro em que canal... Muito bom filme e, como sempre, o livro deve ser muito melhor!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nem sabia que foi ela que traduziu...Já faz tempo que eu li, não me lembro muito bem da história. Só lembro do filme, mas eu sei que tem mjuita coisa diferente. O que não importa, porque eu adoro o filme do mesmo jeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O mais interessante é quando vemos as mudanças de livro para filme. No caso da entrevista com o vampiro, Louis se "tortura" por conta da morte do irmão, no filme, se bem me lembro, acho que foi por conta de uma outra pessoa que deu o ar mais romântico para a dramaticidade da película. Bom, de qualquer forma, eis um livro que há tempos vejo na prateleira das livrarias e penso se leio ou não...

    ResponderExcluir