sexta-feira, maio 04, 2012

A Caverna: a vida além da vida


Não há dúvidas de que a Filosofia contribuiu de forma fundamental para que o pensamento humano se tornasse o que é hoje em dia. Procurando submeter a realidade a uma forma de pensar diferente do convencional, os filósofos contribuíram para quebrar tabus, desnudar preconceitos, apontar brechas nos comportamentos da sociedade. Além disso, trata-se de um fato que a Literatura e a Filosofia sempre mantiveram um estreito diálogo desde os primórdios da civilização humana.
Mas existe, de fato, uma utilidade para a Filosofia? Qual é o seu papel? Sua missão? E quais são seus frutos hoje em dia, no auge da sociedade pós-moderna? E para o homem comum, com uma formação técnica, qual a vantagem de conhecer a Filosofia? As questões que ela levanta seriam no mínimo interessantes para esse homem?
A Caverna, do vencedor do Nobel José Saramago, propõe essa discussão. Não vá pensar, porém, que se trata de um livro para intelectuais, cheio de teorias complexas e palavras difíceis. A Caverna é um romance, sim senhor, que conta o drama de Cipriano Algor e sua família. Cipriano, um oleiro de sessenta e quatro anos, é obrigado a vender o produto de seu trabalho a um aglomerado comercial chamado o Centro. Mas tudo começa a desabar quando o Centro decide não comprar mais as louças que Cipriano fabrica com a ajuda de sua única filha, Marta. Para piorar, o marido de Marta, Marçal Gacho, trabalha como segurança no mesmo Centro e espera uma promoção quase certa. Com a promoção, Marçal será obrigado a mudar-se com a esposa para o Centro, por uma questão de norma da empresa.
Cipriano e sua filha, contudo, não desistiram. Pretendem dar a volta por cima, buscando ideias inovadoras para lidarem com essa situação. A resposta de como o oleiro obstinado e trabalhador vencerá essa batalha está nas páginas de A Caverna, um romance repleto de humanidade e sabedoria, poesia em forma de prosa. Leitura recomendada para aqueles que desejam ver o mundo com outros olhos.

Ficha Técnica:
Título: A Caverna
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 853590073X 
Ano: 2000
Páginas: 352

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/2040-a-caverna

3 comentários:

  1. É bom saber que José Saramago é lido pelos brasileiros :)


    Sou da ilha da Madeira, Portugal.

    Gosto muito dos livros do Saramago, em especial o "Ensaio sobre a cegueira".

    Já leu?


    BOAS LEITURAS



    silenciosquefalam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Miguel, obrigado pelo comentário. Ainda não li o "Ensaio sobre a cegueira" e pretendo fazer isso ainda este ano. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Saramago é sempre Saramago, ou seja, divino! A forma como conheci Saramago foi deveras interessante e desde então, não compreendo as pessoas que chegam e dizem que não gostam de Saramago e não o compreendem.
    Valeu Nerito, por mais uma ótima resenha que desperta o melhor em mim.

    ResponderExcluir