terça-feira, julho 26, 2022

A coragem de ser você mesmo - Reflexões para um melhor autocuidado



Por vezes, chegamos a pontos cruciais em nossa caminhada. Nesses momentos, nada melhor do que um bom livro que provoque a autoanálise. A coragem de ser você mesmo foi um desses livros que me levou à reflexão. O livro começa com um tom bem pessoal, onde o autor descreve seus "nascimentos", ou seja, quando ele despertou para algum aspecto de sua individualidade, como o amor, ou a paternidade.

Em seguida, o livro vai discorrendo sobre aspectos de traumas em que a vítima alimentaria sua dor, sua ferida psíquica. O texto nos incentiva a não darmos aos nossos agressores uma força maior que aquela que eles já possuem. Fala também da simbolização para tratar feridas da alma. 

Outro ponto que achei interessante no livro foi sobre a questão de relacionamentos que acabam. chegam ao fim. Salomé fala que muitas vezes, para nos mantermos fiéis a nós mesmos, devemos abrir mão de alguns relacionamentos que temos. Não fazer isso poderia então provocar problemas emocionais e somatizações. 

Outro ponto que achei muito interessante foi a proposta de um método que nos leve a ser menos reativos e mais responsáveis, focando-nos mais na responsabilização que na culpabilização.

É claro que o livro aborda muitas outras questões. Porém, as que destaquei foram estas, que  mais me chamaram atenção.

Acho importante destacar que Jacques Salomé dá grande atenção aos símbolos. Ele inclusive denuncia o monopólio das religiões sobre o campo simbólico, o que alienou o homem comum do acesso ao símbolo e provoca assim uma série de sofrimentos que poderiam ser evitados.

Com uma linguagem simples e muitos exemplos pessoas, A coragem de ser você mesmo é um livro que nos incomoda e provoca, nos instiga e desafia. Páginas de sabedoria e sensibilidade ao nosso dispor para um mergulho profundo em nós mesmos.


Ficha Técnica

A coragem de ser você mesmo

Jacques Salomé

ISBN-13: 9788587795427

ISBN-10: 8587795422

Ano: 2004  

Páginas: 184

Idioma: português

Editora: Verus

Um comentário:

  1. Parece ser um livro bem interessante e com muitos ensinamentos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir