Ler Tudo é rio, de Carla Madeira, é como se jogar na água corrente. É se debater na amarga doçura das palavras e degustar a dor de existências desencontradas. É experimentar um turbilhão. Romance de estreia de Madeira, Tudo é rio vem contar sobre Lucy, Venâncio e Dalva. Não só dessas vidas, mas de outras que se entrelaçam a estas. Lucy, que amava Venâncio, que amava Dalva, que amava sua própria dor.
Muitas são as dores ocultas nesse livro. Muitas também são as histórias. Cada uma escondendo uma dor e um prazer, num jogo de contrastes feito luz e sombra. Nos diversos e entrelaçados trajetos vamos sofrendo juntos essas dores e descobertas. É delicioso provar das palavras fortes e profundas de Carla Madeira. Cada frase parece ter sido cuidadosamente pesada e medida, gestada e parida. Sim, esse é um livro-filho. E na leitura que fazemos, acabamos grávidos das palavras de Carla Madeira.
Não é por acaso que em dado momento o bordado aparece na narrativa. A própria escrita de Tudo é rio nos parece um bordado cuidadoso. As vidas são bordadas no texto com todo o cuidado. Vidas que se vão revelando e já deixando em nós saudades. A tessitura desse romance prende no bordado nossos olhos. E para sempre ficamos enredados.
Como uma torrente incontrolável que tudo traga, a narrativa de Carla Madeira nos arrebata. Vamos levados pela enchente, por tantas e tantas águas. E nas sinuosas palavras da escritora, vamos descobrindo que nós, leitores, também somos rio.
Ficha técnica
Tudo é rio
Carla Madeira
ISBN-13: 9788566256086
ISBN-10: 8566256085
Ano: 2013
Páginas: 216
Idioma: português
Editora: Quixote
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/tudo-e-rio-435848ed493822.html
Parece ser livro fabuloso. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Este livro me parece ser bom.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Já ouvi falar deste livro. Penso ser o primeiro romance de Carla Madeira.
ResponderExcluirVou ficar atenta.
brisas doces*
Li este ano e amei! Sua análise é muito linda e poética como o livro merece. Obrigada, Samuel!
ResponderExcluirAqui é a Áurea, não entendi porque apareceu anônimo, fui tentar descobrir e publiquei de novo o comentário. Kkkkk...
ExcluirLi este ano e amei! Sua análise é muito linda e poética como o livro merece. Obrigada, Samuel!
ResponderExcluir