sexta-feira, julho 02, 2021

O Conto da ilha desconhecida - Sobre um lugar chamado "aqui"


Saramago é um mestre em contar histórias. É muito difícil ficar insensível a essa habilidade do escritor português. Quem já leu um de seus livros sempre fala de como teve sua vida marcada pela leitura. Não seria diferente em O conto da ilha desconhecida.

Nesta narrativa, ele conta de um homem que deseja encontrar uma ilha que ninguém ainda descobriu. Para isso, ele vai ao rei, pedir um barco. Batendo com insistência à porta das petições, ele é atendido por uma mulher, que deve levar sua solicitação, sendo que esta passará por longa cadeia de comando até chegar ao soberano.

Começa assim uma divertida aventura sobre buscas e descobertas. De forma dialógica e perspicaz, a dupla vai se entendendo e também amadurecendo suas ideias sobre tão desafiadora expedição. Nessa narrativa, portanto, tendemos a concluir que a tão desejada ilha desconhecida nada mais é que o próprio coração humano.

Seguido pela mulher que o atendeu à porta, após ter seu pedido garantido pelo rei, o homem parte para o trabalhoso processo de se preparar para tão arriscada empreitada. E vai descobrindo que ir em busca de um sonho não é nada fácil, a ponto de ser um sonho o próprio ato de "buscar o sonho".

Como uma bela e divertida alegoria, cheia de humor e graciosidade, O conto da ilha desconhecida é uma deliciosa narrativa que, ao seu final nos faz de cara sentir saudade da história e pedir por mais.


Ficha Técnica

O conto da ilha desconhecida

José Saramago

ISBN-13: 9789723704242

ISBN-10: 9723704242

Ano: 1997 

Páginas: 64

Idioma: português de Portugal 

Editora: Companhia das Letras


Página do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/1438ED1943

Nenhum comentário:

Postar um comentário