sexta-feira, abril 30, 2021

Os batuqueiros: viagem ao mundo dos sons - Heranças redescobertas


Duas crianças são guiadas pela Mãe dos Ventos em um percurso de descobertas e pertencimento. Essa é a proposta de Os batuqueiros: viagem ao mundo dos sons, de Míria Gomes de Oliveira. 

Neste livro, somos apresentados às crianças Bitita e Bituca. Como qualquer criança, elas são curiosas e cheias de vivacidade. Assim, há nelas uma natural capacidade de experimentar e também uma incansável vontade de produzir sons e batucar. Seus batuques atraem a atenção de uma figura sábia e poderosa: a Mãe dos Ventos em pessoa. Encantada pelas duas crianças, a majestosa Senhora decide conduzi-las por uma galeria de instrumentos de percussão.

O texto de Míria Gomes de Oliveira é poético e divertido. Sua proposta escapa do didatismo, sem deixar de propor, em sua literatura, uma possibilidade de aprendizado. Por suas páginas, vamos nos familiarizando com uma gama de instrumentos que estão presentes na cultura brasileira, mas muitas vezes são ignorados por escolas, impedindo assim um acesso que deveria ser direito de todas as pessoas.

O traço de Linoca Souza confere graça e uma personalidade visual própria à obra. A ilustradora equilibra cores fortes com outras mais suaves, combinando com o próprio ritmo do texto. A personificação da Mãe dos Ventos é fabulosa.

Com um texto atrativo e lindos desenhos, bem como com uma proposta que diverte e também informa, Os batuqueiros: viagem ao mundo dos sons é uma excelente escolha de mães, pais, educadoras e educadores para apresentar às crianças personagens cativantes e a riqueza da percussão. 

Ficha Técnica:

Os batuqueiros: viagem ao mundo dos sons

Os batuqueiros: viagem ao mundo dos sons

Míria Gomes de Oliveira

Ilustrações de Linoca Souza 

 Nenhuma oferta encontrada

ISBN-13: 9786500143041

ISBN-10: 6500143043

Ano: 2021 

Páginas: 28

Idioma: português

Editora: Editora da Autora


Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/os-batuqueiros-viagem-ao-mundo-dos-sons-11892933ed11889747.html

2 comentários:

  1. Samuca,você descreveu de um modo tão bonito a obra estetica e poeticamente. A narrativa me levou de encontro a Deusa do Vento que tem me acolhido nesses tempos. Quando conheci esse livro, me senti muito acolhida e próxima à Bitita e Bituca porque tenho uma conexão com a Deusa dos ventos, que estou descobrindo aos poucos. Bitita, nossa Carolina Maria de Jesus, e Bituca, nosso Milton Nascimento. Homenagem linda e potente a essas pessoas e ao universo da infância com batuques e ritmos que embalam nossas almas e corpos. Adorei a resenha, a obra (texto e ilustrações) e a Míria, que encontro simbólico tive com ela esse ano. Um presente das deusas pra mim! Obrigada, Samuca, por expressar tão bem à beleza dessa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Pam, obrigado por deixar a leitura da obra ainda mais rica, ao me esclarecer o sentido por trás dos nomes das personagens. Te amo! Beijo!

      Excluir