sexta-feira, abril 16, 2021

A Baleia Conceição - A mais encantadora baleia dos sete mares


Conceição é uma baleia moderna, culta e muito sensível. Atílio, seu namorado, parece o completo oposto dela. Tanto que a nossa heroína, interessada em leitura dos clássicos, começa a perder aos poucos o interesse no companheiro. Será que esse amor dá onda ou vai acabar morrendo na praia?

A Baleia Conceição foi a primeira publicação do escritor Sérgio Fantini para o público infantil. Um dos muitos elementos que tornam esse livro tão bom é justamente o cuidado que o autor tem com a linguagem, fruto de muitos anos de escrita. Sérgio Fantini busca uma abordagem bem diferente de muitas outras obras infantis, pois trata a criança com respeito. Ao invés de "adaptar" a linguagem, optando pela simplificação, o escritor decide seguir fiel ao ofício da escrita e fazer boa literatura. Ao mesmo tempo, ele brinca com o imaginário infantil, construindo personagens que, embora vivam no mar, são humanas em suas relações, sentimentos e diferenças.

A ilustração de Suryara Bernardi usa da suavidade das cores e traços para envolver nossas leituras em um universo de ondulações suaves e aconchegantes. Essa harmonia, contudo, não esconde os conflitos que a narrativa traz, na tensão entre Conceição e Atílio, por conta de suas tantas diferenças.

Como um embalo gostoso de um faz de conta contemporâneo, tanto na beleza do texto quanto do traço, A Baleia Conceição é uma obra deliciosa, que não deve faltar na estante de todas as crianças - não importando a idade.


E para quem quiser conhecer mais sobre a obra de Sérgio Fantini, segue o convite para o bate-papo online em homenagem a esse grande escritor mineiro!

Fantini Jazz Aqui: Live de até logo! 20 de abril, 19h, pelo YouTube(www.youtube.com/watch?v=rLFsgvrM4Ak)



Ficha Técnica

A Baleia Conceição

Sérgio Fantini

Desenhos de Suryara Bernardi

 R$ 13,53 até R$ 38,01

ISBN-13: 9788572087285

ISBN-10: 8572087281

Ano: 2011 

Páginas: 27

Idioma: português

Editora: Formato


9 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom! Depois volta aqui pra contar o que achou, tá?

      Excluir
  2. Tô louca para ler Obrigada, Samuel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bea! Eu é que fico imensamente agradecido por mais uma visita sua! Beijo!

      Excluir
  3. Samuca, que delicadeza e força nessa história. Adorei o assunto sobre uma relação amorosa ser trazida para as crianças. E essa ilustração é de viver de tão bonita. Obrigada pela indicação, Samuca. Parabéns ao Sérgio Fantinni. Homenagem merecidíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é sempre muito amorosa em seus comentários, Pam. Obrigado. Beijo!

      Excluir
  4. Quer ler o livro todo!!!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá, amiga Norma! Depois que fizer a leitura, me conta sua opinião, ok? Beijo!

      Excluir