quarta-feira, agosto 15, 2018

Fortalecendo Vínculos pela Palavra


No dia 18 de julho fomos ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Lagoa Santa para contar histórias. A oportunidade havia surgido quando a instituição fez uma visita ao Centro de Referência da Juventude e eu me ofereci para ir a Lagoa Santa contar histórias para as crianças e adolescentes. Deixei meu contato com a Ângela e posteriormente combinamos a visita.
No dia marcado, portanto, eu e Pâmela Machado, minha esposa, chegamos ao local e descobrimos um espaço muito bacana, repleto de verde, onde as crianças e adolescentes aprendem a mexer na terra, têm acesso à leitura, a outras formas de Cultura e ao esporte.
Enquanto esperávamos pela chegada de nossos ouvintes, fomos guiados pelo espaço. Conhecemos uma antiga fornalha de produção de cal, quase uma gruta mágica, perto de uma árvore centenária. Fomos também à biblioteca, que foi reformada. Por último conhecemos a sala de informática com vários computadores para uso dos jovens.
E porfalar em jovens, eles estavam chega do. Estivemos em roda, no refeitório, junto ao público. Perguntei quem gostava de ouvir histórias. Acho que umas três pessoas levantaram a mão. Disse então que estava naquele dia com eles para mostrar o gosto de ouvir e contar histórias.
Comecei a narrar "Anansi e a busca impossível". A atenção era total. Pâmela contou logo depois a história "O leão e o caçador". Fechei então com "As almas penadas". 
Foi prazeroso quando uma das crianças disse que na verdade eu era o Anansi.
Depois das apresentações, perguntei quem tinha gostado e todos levantaram as mãos. Fiquei deliciado. Fomos então convidados para um lanche e um gostoso bate papo com a equipe. Em seguida, fizemos um segundo passeio pelo lugar, conhecendo a horta e seus encantos.
Tínhamos que partir, por conta de outros compromissos, mas estávamos encantados com o lugar, a equipe e os jovens. Fomos totalmente cativados. Por isso, gostaria de deixar aqui meu mais sincero agradecimento à equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Lagoa Santa:
Lavina Rodrigues - coordenadora
Angela Costa - Prof. De arte
Thaís - Assistente Social
Tamires Gomes - Psicóloga
Jaedenis Rodrigues - Prof. De Esporte
Thiago Matheus - Oficineiro de informática
Silvana - Voluntária
Que possamos nos encontrar mais vezes, com muitas outras histórias para contar!

4 comentários:

  1. Parabéns, Samuel e Pamela!!!

    ResponderExcluir
  2. O texto descreve muito bem nossa experiência, amor... Quero voltar lá mais vezes também. 😍 Você só esqueceu de dizer que após as narrações, você perguntou novamente quem gostava de ouvir histórias e todos levantaram as mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, meu Amor! Acabei de corrigir, inserindo essa atualização! :-D

      Excluir