sexta-feira, abril 24, 2020

As aventuras de Ana Clara - O encanto que se revela na saudade

Esta é uma resenha de afeto. Uma homenagem, um relato de um precioso achado. Uma declaração de amor.

Conheci As aventuras de Ana Clara há cerca de 9 anos, durante o Salão do Livro Infantil e Juvenil. Estava a trabalho no estande da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, montado como um ponto de leitura. Nos expositores havia algumas centenas de livros novos, comprados pelo projeto Belo Horizonte Cidade Leitora. 

Eu dividia o estande com o Rodrigo Teixeira. Com o objetivo de tornar meu turno mais proveitoso, comecei a explorar os livros. Eram todos recém-comprados e muitos eu não conhecia. Rodrigo se aproximou com um exemplar de As aventuras de Ana Clara. Senti um interesse imediato. Adoro aventuras.

Assim que comecei a ler, já fui tomado por uma forte emoção. Comecei a chorar no meio do estande, em pleno evento, enquanto conhecia a história de um amor que se esvai até desaparecer. 

Descobri que o livro escrito por Luísa Nóbrega e desenhado por Deyson Gilbert é uma ode à simplicidade da vida e da grande sabedoria escondida nas pequenas coisas.

O texto de Luísa Nóbrega carrega um ar de despretensiosa simplicidade. Em tom de confissão, a narradora vai nos relatando com uma linguagem direta três episódios que carregam em seus silêncios muito de poesia. E o traço de Deyson Gilbert reforça esse tom, com cores suaves que lembram fotografias antigas e linhas tênues, evocando memórias evanescentes.

Mesmo depois de tantos anos, ainda sou tomado pela emoção quando meus dedos passam as páginas desse livro. A voz sai embargada, quase sumida, como se fosse quase impossível oralizar algo que se segreda no silêncio. Como se fosse tomado por uma profunda e irreparável saudade por tudo o que não vivi e, ao mesmo tempo, todos experimentamos juntos.

* Serei eternamente grato ao Rodrigo Teixeira por ter me apresentado esse livro. E também por ter me dado um exemplar de presente. Amo você, cara!

Ficha Técnica

As Aventuras De Ana Clara
Série girassol
Luísa Nóbrega
Deyson Gilbert
ISBN-13: 9788516066499
ISBN-10: 8516066495
Ano: 2010
Páginas: 48
Idioma: português
Editora: Moderna

Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/176505ED196669

6 comentários:

  1. E eu agradeço a você,Samuca, por ter me apresentado esse livro. Gosto demais dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E obrigado por sempre participar de minha vida, minhas leituras e escritas. Te amo!

      Excluir
  2. Muito obrigado pela homenagem, meu velho! É bonito poder partilhar a vida contigo.
    Queria deixar registrado aqui no blog o que eu te disse pelo whatsapp, que achei seu relato muito bonito e que é capaz de evocar o mesmo clima de delicadeza, melancolia e nostalgia que as aventuras de Ana Clara criam enquanto a gente lê.
    Você é incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou sempre cativado por suas palavras. Você tem um papel muito importante em minha trajetória como leitor e escritor! Você é incrível!

      Excluir
  3. Olá Samuel,

    Não conhecia esse livro e pelo seu relato aqui fiquei com uma vontade imensa de ler, dica mais do que anotada.


    Abraço.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tesouro esse livro! Espero que um dia você tenha oportunidade de lê-lo, meu caro!

      Excluir