Por vezes nos deparamos com leituras que nos atravessam qual navalha e fazem sangrar nosso peito, nos compungindo e maravilhando. Foi o que aconteceu comigo ao terminar Inhamuns, romance da escritora cearense Kah Dantas.
No livro, a protagonista e narradora conta a história de seu retorno a Tauá, cidade localizada nos Inhamuns, Sertão do Ceará. Ela não volta por acaso, mas a trabalho, por conta de uma descoberta de um novo sítio arqueológico próximo a Tauá. Ao chegar, ela encontrará logo seu amigo de infância, e uma antiga paixão renascerá, trazendo consequências irreversíveis.
Pungente e melancólico, o livro de Kah Dantas é também altamente erótico, contando para nós, leitores, uma história de amor salpicada de tragédia.
A narradora, cujo nome não é informado, tem um passado conturbado, com a morte da mãe ainda jovem e o abuso físico de uma tia, em contraste com o amor da avó. Mas esta também está morta; morreu quando a narradora já não morava em Tauá, mas em Porto Alegre, onde fez carreira como jornalista. A cidade tem um enorme preconceito para com a mãe morta, chamando-a de prostituta. Fato é que a protagonista cresceu sem mãe ou pai, aos cuidados de uma avó zelosa, mas ameaçada por uma tia má. E agora ela retorna e revive antigos fantasmas, o amor clandestino do amigo de infância, enquanto enfrenta seus próprios demônios.
Inhamuns é cadenciado e poético. A protagonista não tem uma boa imagem sobre si mesma e ainda acontecem tragédias que pioram essa autoimagem. Há uma tênue tentativa de reconciliar-se consigo, mas não há muito jeito.
A prosa de Kah Dantas é linda e nos afoga em pleno sertão, compondo um romance cheio de águas, apesar da secura da própria narradora.
Com sua prosa pungente e profunda, Kah Dantas cria uma narradora que nos toma pela mão e nos guia por uma jornada a um sertão cearense mítico e erótico.
Ficha Técnica
Inhamuns
Kah Dantas
ISBN-13: 9786556810607
ISBN-10: 6556810606
Ano: 2021
Páginas: 128
Editora: Moinhos
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/inhamuns-11976973ed11968477.html
Parece ser um livro maravilhoso de ser lido.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Oi!
ResponderExcluirGostei do conceito da capa do livro e de como parece ser um drama cheio de camadas.
https://deiumjeito.blogspot.com/
Olá Samuel!
ResponderExcluirParece um livro incrível, cheio de voltas e reviravoltas. Acontecimentos bons e maus. Acredito que seja difícil de desprender do livro. Fiquei com uma boa referência para ler mais tarde.
Uma ótima semana, um abraço!
Gostei mas um para colocar na minha lista de livros que pretendo ler. Obrigada Samuel!
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro, vou até colocá-lo na minha lista.
ResponderExcluirObrigada pela recomendação e por me apresentar a autora.
Oi Samuel, não conhecia o livro e a autora. Pela sua postagem parece ser uma história interessante. Pensarei nela nas minhas listas de leitura futuras.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com