quarta-feira, abril 12, 2023

A Carta Que Ninguém Vai Ler 1

A angústia me toma, me aprisiona e desgasta. Enquanto isso, escrevo para esperar morrer. Escrevo para adiar a morte. Ou seria para adiantá-la? No fim, todos estamos mortos, pois o tempo é uma ilusão.

Enquanto preencho o caderno com palavras que ninguém vai ler, continuo me lançando ao ridículo de existir. Viver é ridículo. É um absurdo. Mais felizes são as plantas, com a sua fotossíntese e seu vazio existencial de plantas.

Respirar traz para dentro o movimento das ondas. Um oceano represado em meu peito. Quisera eu fazer esse mar escorrer de meus olhos. Talvez, assim, teria alívio. Por que existo? E essa ilusão que é o tempo, por que nos foi imputada?

Quero me entregar ao fogo que me consome. Só que minh'alma é cinza. São brasas quase apagadas que me queimam por dentro. E ainda que sejam tênues e semi extintas, essas brasas queimam como o inferno.

Queria que escrever me curasse da dor que é viver. Se vivo já sofro, imagina quando morto? Os fantasmas são a prova de que morrer é uma pena maior que a de viver. A morte é nosso fim como vivos e início do tormento como mortos.

E todo dia penso se é meu último. Engolfado em desânimo e agonia eu sofro minha tristeza particular. Sigo como alguém que está constantemente se afogando na própria melancolia. Esse é o meu estado, meu ânimo e fôlego. E aqui deixo como um testamento esta carta que ninguém vai ler.


6 comentários:

  1. Anônimo9:49 PM

    Li. E queria te abraçar agora pra vc sentir todo meu amor por você, Samuca. Te amo exatamente por tudo que vc é.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Samuel!

    Eu já li e gostei do que li, embora vc ponha muitas questões a que não sei responder.
    A vida, apesar dos pesares, é bela, garoto.
    Apareça, tá? Obrigada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é muito intenso, mas também de uma delicadeza ímpar.
    Viver é realmente muito difícil e requer muita coragem.

    ResponderExcluir
  4. Incrível relato. Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Samuel, primeiro que nada, já estou a ver que mais gente leu! Viu? As pessoas gostam do que escreve e sem dúvida tem uma forma de escrever única, incrível. Percebo aquilo que quis transmitir, no entanto olhe para as coisas boas da vida também, sim? E vida tem tanta coisa bela, basta mudar o olhar. Força aí! :)

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderExcluir
  6. Viver é sim absurdo, ridículo e sem sentido. Em especial para nós, seres humanos. Mas já que estamos aqui, vamos fazer o melhor que pudermos e tentar fazer essa viagem um pouco menos amarga. Você tem feito um bom trabalho.
    Abraços, amigo.

    ResponderExcluir