sexta-feira, janeiro 22, 2021

A espiral de Netuno - A vida em vórtice


Uma espiral é um fenômeno curioso. Algo que ocorre na natureza em diversas circunstâncias. Em umas, é inofensivo, como uma concha de um marisco ou de um caracol. Em outras, é algo avassalador, como um tornado, um furacão ou um sorvedouro.

E ao pensar na imagem do sorvedouro, somos remetidos diretamente ao título do livro A Espiral de Netuno. Escrito por Mishal Katz, este livro de poesia está dividido em 3 partes: O Adulto, A Criança e O Futuro.

Na primeira parte, temos poemas questionadores, repletos de amargura, solitude e desencanto com a vida.

Já a segunda carrega um forte maneirismo e um senso de experimentação e curiosidade. Como que simulando o que há de melhor no comportamento infantil, o eu lírico testa, experimenta, transgride. Os poemas zombam da noção de sentido e forma.

A terceira parte, por fim, assume um tom admoestatório. Os poemas surgem carregados de conselhos, assumindo também um tom esperançoso, em contraponto à amargura do Adulto.

Mergulhar na leitura de A Espiral de Netuno foi uma experiência interessante, uma possibilidade para refletir, discordar e também questionar. Era como se os poemas me convidassem a girar sobre meu próprio eixo. Como se o centro do sorvedouro, o fundo da espiral, fosse aquilo que nós, seres humanos, temos em comum: o próprio vazio da existência. 


Ficha Técnica 

A Espiral de Netuno

Mishal Katz

ISBN-13: 9786590195715

ISBN-10: 6590195714

Ano: 2019  

Páginas: 156

Idioma: português

Editora: Katz


Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/a-espiral-de-netuno-984508ed1107904.html



2 comentários:

  1. Pâmela Bastos Machado12:36 PM

    Muito interessante essa perspectiva do espiral em nossas vidas. São círculos que nos levam para um lugar interior ou para uma lugar de expansão, dependendo da direção que tomamos. E assim caminhamos nas experiências da vida, ora para dentro do espiral, ora para fora. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Pam! Obrigado por contribuir nessa reflexão. Fico feliz por ter gostado, amor. Beijo.

      Excluir