sexta-feira, julho 06, 2012

O Grande Mentecapto


Muitos conhecem Fernando Sabino por suas excelentes crônicas, outros por sua notável habilidade como romancista. Mas uma coisa é certa: poucos fazem como Sabino, que consegue transformar em prosa todo o charme da juventude de Belo Horizonte e o típico sentimento mineiro, forte e intenso dos sertões das gerais, da mescla entre o local e a grandeza deste estado. E é esse sentimento que carrega o romance O Grande Mentecapto.
Escrito com um estilo sóbrio e ponderado, longe da subjetividade presente em outros trabalhos de Fernando Sabino, O Grande Mentecapto narra a vida de Geraldo Viramundo e suas aventuras pelo interior de Minas Gerais. Seu nome verdadeiro é Geraldo Boaventura, mas ele torna-se Viramundo por toda a sua vida de andanças. A narrativa acompanha a vida do protagonista desde seu nascimento e adolescência, assim como seu ingresso no seminário de Mariana, para tornar-se padre.  Mas esse início assume um ar introdutório. Viramundo torna-se de fato o Grande mentecapto, dando início à narrativa, quando deixa o seminário incompleto e lança-se a uma jornada sem rumo por toda Minas Gerais.
As aventuras e desventuras de Viramundo são repletas de um humor leve e inteligente, que acompanha a demência genial do herói. Uma viagem inesquecível pelos encantadores lugares de Minas, bem reconhecíveis a todos os mineiros. O Grande Mentecapto é uma história digna de ser lida e, se não tirar lágrimas de seu leitor, com certeza irá garantir a ele boas risadas.

Ficha Técnica

Título: O Grande Mentecapto
Autor: Fernando Sabino
Editora: Record
ISBN: 9788501912800
Ano: 2008
Páginas: 256

Página do livro no Skoob: http://skoob.com.br/livro/1669/

Nenhum comentário:

Postar um comentário