sexta-feira, janeiro 18, 2013

O cálido sabor da infância - Sumri


Sumri é um menino judeu que vive na Palestina antes da criação do estado de Israel. Com seus  onze anos, ele começa a contar sua história declarando seu amor por Esti, uma colega de sala. Apesar de seu sentimento sincero, Sumri consegue apenas fazer Esti chorar. O menino também não esconde sua admiração por seu tio Jacó, considerado pela família como um sujeito de reputação questionável.
Sua aventura começa quando ganha uma bicicleta de seu tio Jacó. O presente desencadeia uma série de trocas que culminam numa singela surpresa que marcará para sempre sua vida.
O leitor acompanha a narração do menino, repleta de digressões, num misto  de ironia e inteligência. A fantasia está sempre presente através da imaginação delirante de Sumri e o texto é repleto de marcas de oralidade.
Assim, Amós Oz constrói uma narrativa bela em sua graça e poesia. Ainda que o livro seja altamente recomendado a jovens leitores, os adultos também irão se deliciar com as peripécias do garoto, levados assim a um incrível retorno à infância.

Ficha Técnica
Título: Sumri
Autor: Amós Oz
Edição: 1
Editora: Ática
ISBN: 8508096747
Ano: 2005
Páginas: 80

2 comentários:

Aline Cântia disse...

Adorei, Samuca! Gosto tanto do Amóz Oz que quando ele morreu era como se tivesse perdido um amigo!! 

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Oi, Aline! Eu também amei ler os livros dele! Até o momento, li 3. Pretendo ler muito mais!