sexta-feira, janeiro 18, 2013

O cálido sabor da infância - Sumri


Sumri é um menino judeu que vive na Palestina antes da criação do estado de Israel. Com seus  onze anos, ele começa a contar sua história declarando seu amor por Esti, uma colega de sala. Apesar de seu sentimento sincero, Sumri consegue apenas fazer Esti chorar. O menino também não esconde sua admiração por seu tio Jacó, considerado pela família como um sujeito de reputação questionável.
Sua aventura começa quando ganha uma bicicleta de seu tio Jacó. O presente desencadeia uma série de trocas que culminam numa singela surpresa que marcará para sempre sua vida.
O leitor acompanha a narração do menino, repleta de digressões, num misto  de ironia e inteligência. A fantasia está sempre presente através da imaginação delirante de Sumri e o texto é repleto de marcas de oralidade.
Assim, Amós Oz constrói uma narrativa bela em sua graça e poesia. Ainda que o livro seja altamente recomendado a jovens leitores, os adultos também irão se deliciar com as peripécias do garoto, levados assim a um incrível retorno à infância.

Ficha Técnica
Título: Sumri
Autor: Amós Oz
Edição: 1
Editora: Ática
ISBN: 8508096747
Ano: 2005
Páginas: 80

2 comentários:

  1. Aline Cântia9:12 PM

    Adorei, Samuca! Gosto tanto do Amóz Oz que quando ele morreu era como se tivesse perdido um amigo!! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Eu também amei ler os livros dele! Até o momento, li 3. Pretendo ler muito mais!

      Excluir