Pequeno guia do mediador:
- Cuidar do espaço de modo a criar um ambiente favorável para a leitura; principalmente quando se trata de bebês. É importante garantir condições mínimas no espaço.
- Deixar os livros ao alcance das crianças, facilitando seu acesso.
- Ter um acervo, uma biblioteca, diversificada pensando na multiplicidade dos perfis leitores.
- Saber quem serão seus leitores, ou preparar-se para a diversidade de perfis.
- Disponibilizar o tempo para a leitura com dedicação e exclusividade.
- Não esperar nada desses momentos de leitura a não ser um momento de fruição que o contato com uma experiência artística possibilita.
- Não se esquecer da liberdade do leitor - ele não é obrigado a nada.
- Mostrar o livro como fruto de um trabalho coletivo:
- ler o título;
- ler o nome do autor e do ilustrador;
- ler o nome da editora;
- ler o paratexto.
Quando for um álbum ilustrado, compartilhar a leitura das ilustrações. Ser fiel ao texto:
- não vale mudar palavras de difícil compreensão;
- não vale traduzir trechos complicados;
- não vale alterar ou reduzir histórias.
Depois da leitura:
- ter uma escuta atenta;
- respeitar o que os leitores pensam, suas dúvidas;
- problematizar sem conduzir a uma interpretação única do texto.
Procurar se manter informado sobre lançamentos.
Guia retirado do curso Infâncias e Leituras, do Polo Itaú Social, em parceria com o Laboratório Emília de Formação. (http://www.polo.org.br)
Guia excelente!!!
ResponderExcluirRealmente. E o curso também foi excelente. Quando souber de uma nova turma, aviso.
Excluir"não vale mudar palavras de difícil compreensão;
ResponderExcluirnão vale traduzir trechos complicados;
não vale alterar ou reduzir histórias."
Faço isso tudo... >_<
Que bom! Guias são sugestões, felizmente. A liberdade é mais importante que qualquer manual.
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