sexta-feira, abril 10, 2020

Tatu-balão - Uma amizade que transforma

Um sonho inalcançável. Ou era o que parecia. Afinal, como poderia um tatu-bola voar, virar pássaro, ou nuvem, ou folha ao vento? Tornar-se um ser diáfano, leve, qual pluma? 

Todo o dia a história era a mesma: O pequeno Tatu-bola subia um alto morro e pulava, para alcançar o azul. Porém, como era de se esperar, o teimoso animal descia a ribanceira rolando, a despeito de suas tentativas de alçar voo.

Assim começa a narrativa poética e bem-humorada de Tatu-balão. Escrito por Sônia Barros e ilustrado por Simone Matias, este livro da editora Aletria conta uma história um tanto incomum. A exemplo do sapo e da tartaruga que desejam ir à festa no Céu, o sonhador Tatu-bola tenta, obstinadamente, alcançar o que lhe parece inalcançável. Apesar das quedas, o protagonista não desiste. E essa persistência o fará encontrar alguém que mudará para sempre sua vida.

Narrado em versos, num ritmo cadenciado e bem estruturado, o texto convida ao encantamento e ao jogo através das rimas. A obra apresenta desenhos de uma delicadeza e sensibilidade, com cores suaves que lembram um céu claro, com nuvens ao entardecer. Desta forma, os desenhos vão de encontro com a beleza do texto poético.

É importante ressaltar que Sônia Barros recebeu Prêmio Paraná de Literatura nos anos de 2014 e 2017. Seu apuro com as palavras e com a linguagem é reconhecido e sua contribuição à literatura alcança todas as idades.

Com graça e balanço, repleto de traços harmoniosos, de uma beleza suave, Tatu-balão é uma obra que ressalta o poder do sonhe e da amizade para transformar o mundo.

Ficha Técnica:
Tatu-balão
Sônia Barros
Simone Matias
ISBN-13: 9788561167783
ISBN-10: 8561167785
Ano: 2015 
Páginas: 36
Idioma: português
Editora: Aletria


Nenhum comentário:

Postar um comentário