sexta-feira, abril 17, 2020

Crespim - Quando os anjos também sabem batucar

Crespim é um anjinho muito diferente. Ele não curte ficar de bobeira, tocando harpa ou trombeta. Seus talentos são mais voltados para os instrumentos de percussão. Além disso, seu visual difere dos anjos europeus - ele é um anjo com um cabelo volumoso, sarará. E sua alegria combina totalmente com as raízes africanas que compõem o povo brasileiro. Sua madrinha, que é meio anjo meio fada, passa aperto com o anjinho mas também se diverte.

Esse é apenas o começo de Crespim, de Jussara Santos. Escrita com leveza, humor e muito ritmo, a história desse anjinho é também uma história de amor, do encontro entre Amélia e João, um casal de jovens apaixonados. Para além de seu papel de anjo da guarda, Crespim faz vezes de cupido, selando assim um amor que também é abençoado pelos céus.

O texto de Jussara Santos é repleto de poesia. Suas rimas saem do lugar-comum e por vezes lançam mão do nonsense como recurso de humor. A alegria e a jovialidade estão presentes a todo momento, seja no jeito espevitado e bagunceiro de Crespim, seja no amor atrapalhado de João, que mistura olhares e cores ao se encontrar com Amélia.

Os desenhos de Vivien Gonzaga apresentam formas e cores que dialogam muito bem com o texto. As imagens de Crespim transmitem graça. Carlota, sua madrinha, transmite uma mistura de autoridade e afeto. Já o casal Amélia e João é retratado com o típico ar que passeia entre a inocência e a vontade.

Assim, o livro Crespim, com seu humor e seu romantismo juvenil, com sua alegria e os batuques do protagonista, mostra logo a que vem, destinando-se a crianças de todas as idades. E mostra que o Amor é a força que impulsiona todos nós.

Ficha Técnica
Crespim
Jussara Santos
Vivien Gonzaga (desenhos)
ISBN-13: 9788563612106
ISBN-10: 8563612107
Ano: 2013 
Páginas: 36
Idioma: português
Editora: Impressões de Minas


 Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/livro/1159411ED1160200

2 comentários: