sexta-feira, outubro 12, 2012

A história da história - O castelo da torre encantada

Como seria a história antes da história? O conto antes do conto? É senso comum que, quando alguém começa uma narrativa com o famoso "Era uma vez", estamos diante de um conto de fadas. O que dizer então de uma história narrasse acontecimentos que ocorreram bem antes de seu próprio começo? 

Assim, Lia Neiva tece de forma magistral essa narrativa mágica e bem-humorada, sobre um castelo sombrio, com sua torre sinistra, dominado pelo malévolo conde Trevus. Nesse ambiente terrível vive uma linda jovem, sobrinha do conde, apelidada de Princesa Pomar. Todos os súditos do conde acreditam que ela seja vítima das maldades mais torpes por parte de seu tio. Dessa forma, o povo vive sob a tutela do medo de que a alma maligna de Trevus seja insaciável em impiedades. Esse cenário ameaçador, porém, está prestes a mudar drasticamente.

O castelo da torre encantada é uma bela homenagem aos contos de fadas. Com uma escrita poética, repleta dos maneirismos característicos às histórias de magia, Lia Neiva guia o leitor graciosamente por esse cenário que passeia entre o épico medieval e o cômico infantil. Sua trama é equilibrada, concisa e rápida, sem percalços desnecessários. Ainda assim, essa rapidez não prejudica o leve ar de atemporalidade que dita o tom da história.

É importante também destacar as ilustrações de Elizabeth Teixeira, que casam perfeitamente com o tom do texto, num traço que sugere algo barroco por sua irregularidade, garantindo também uma certa ternura bastante marcada nas feições das personagens.

Há um segredo presente no final da narrativa, que sugere que esta história na verdade relata os fatos anteriores a um dos mais famosos contos de fadas. Uma brincadeira jovial que certamente agradará os leitores amantes do gênero, tornando O castelo da torre sombria não somente uma bela e memorável homenagem aos contos de fadas, mas também a garantia de boa literatura infantil.

Ficha Técnica
Título: O castelo da torre encantada
Autora: Lia Neiva
Ilustradora: Elizabeth Teixeira
Editora: Ediouro
ISBN: 8500000635
Ano: 1996
Páginas: 32

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/266693

4 comentários:

  1. OI Nerito!

    Só passei pra avisar que tem selinho e meme pra você lá no blog.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nerito... faz um tempão q não te visito e agora vim pedir um favor

    Gabi, td bem?
    Qq hora da uma lida neste texto: http://tescrita.blogspot.com.br/

    uma maiga minha quem escreveu e queria dar uma ajuda pra ela, buscando opniões das pessoas boas leitoras pra ajudar ela a mlehorar a escrita... dá uma força lá, faz uma critica e tals!!!

    Valeu

    Fefa

    ResponderExcluir
  3. NOssa Nerito, tá ai uma coisa que eu não entendo, como podem não AMAR A Sombra do vento?!?

    Sobre o Whyte, vamos ver se esse outro livro é mais empolgante desde o início... como disse cavaleiros de Preto e Branco é muito cansativo no começo, mas no final a gente se apaixona!!

    ResponderExcluir