sexta-feira, outubro 14, 2011

Os ventos que prenunciam a Tempestade: A Fúria dos Reis

Fonte: divulgação.
A tempestade começou, prenunciada por uma ensolarada calmaria de uma primavera próspera. Agora, os ventos sopram, indicando que a Tormenta está para vir.

Como o próprio nome indica, A Fúria dos Reis é um livro atribulado e violento. Continuação de A Guerra dos Tronos, o romance prossegue acompanhando a família Stark, bem como a jovem princesa exilada Danny e o nobre rejeitado Tyrion.

Eu já havia falado do primeiro livro aqui. As observações que fiz, porém, devem ser retratadas neste post. A Tormenta de Espadas demonstra claramente a competência de Geroge R.R. Martin em guiar um roteiro, bem como um maior conforto do autor com o gênero romance. E assim como o antecessor, podemos acompanhar de perto alguns personagens-chave, embora neste temos o acréscimo de Theon Greyjoy e do ex-pirata Davos Seaworth. 

Enquanto três reis lutam pelo Trono de Ferro, a família Stark corre perigo, principalmente as duas meninas Sansa e Arya, enquanto Catelyn deverá continuar separada seus filhos e, reunindo toda sua fibra, partir em uma jornada para tentar salvar o que restou de sua família.

Com Davos, temos pela primeira vez um plebeu em destaque, e a visão equilibrada entre a fidelidade apaixonada e o ceticismo experiente dá base a um personagem tão humano e complexo quanto a princesa Daenerys Targaryen ou Tyrion Lannister, o Duende.

Dessa forma, Martin habilmente faz com que uma história da nobreza se aproxime da miséria e dos sofrimentos que os camponeses enfrentam. Não somente por Davos, mas também pela própria situação dos dois personagens citados acima e de uma terceira personagem, que é obrigada a viver em uma posição servil, praticamente de escravidão. Não revelo o nome (acredito que a maioria saberá quem é) para não estragar o prazer da descoberta durante a leitura.

Com um enredo maduro e envolvente, George R.R. Martin realiza o excelente A Fúria dos Reis, mais um episódio de uma história inesquecível.

Ficha técnica
Título: A Fúria dos Reis
Autor: George R.R. Martin
Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788580440270
Ano: 2011
Páginas: 656
Tradutor: Jorge Candeias


Página do livro no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/16061

5 comentários:

  1. Nerito... como já comentei lá no meu, estou gostando mais de A Furia dos Reis do que gostei de Guerra dos Tronos e de modo nenhum desmerecendo o primeiro volue, é muito bom também, mas o volume dois parece mais forte, mais interessante, a história se espalha mais, se remifica e parece que estamos explorando os Sete Reinos... fico com a sensação de que o autor conseguiu criar um mundo tão complexo, diverso e empolgante quanto a Terra Média... realmente uma leitura inesquecível e bem temperada com fantasia na dose certa!!

    Ontem já encomendei o volume 3... espero que chegue antes de eu terminar o volume 2!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Nerito,
    O mais interessante é que muitas pessoas fizeram criticas pesadas do primeiro livro para mim, mas quando vi o filme em forma de seriado, me perguntei se não havia algo errado. O seriado foi maravilhoso, tanto que a HBO já deu permissão para fazer a segunda temporada, ou seja.. A furia dos Reis (não é isso?) Vou ver se peço emprestado os livros para ler, apesar que... tenho que ler os livros recomendados pela faculdade :(

    ResponderExcluir
  3. Oi Nerito!

    Concordo, o segundo é melhor que primeiro, mas para mim o melhor da série é o terceiro. Complementatdo o que a Fefa disse, agora que a gente já conhece os personagens, é a história que ganha mais espaço. Não que os personagens percam alguma coisa neste.

    Beijos!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Só mais uma coisa: também estou te seguindo no twitter. O meu é @fefenatrilha.

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Pôxa vida, comprei esses livros há alguns meses e ainda não abri. Cadê o tempo pra ler? E agora já saiu o volume três... Mas tudo bem. Estou lendo a trilogia dos dragões que está na minha biblioteca há mais de um ano... Tô amando o blog.

    ResponderExcluir