Capitães da Areia, romance de Jorge Amado, nos conta com detalhes e crueza a vida dessas crianças e adolescentes. Fome, doenças, as torturas na delegacia ou no reformatório, essas são alguns dos inúmeros perigos que enfrentam. Há também outros grupos de crianças, menores e menos organizados, que não deixam de oferecer riscos aos Capitães. Ocasionais batalhas acabam acontecendo por conta disso.
O romance é dividido em duas partes. Na primeira, os capítulos contam as peripécias dos Capitães da Areia, tendo um ou outro como protagonista. Por isso, podem ser considerados episódios sem necessariamente terem um enredo cronológico. Já a segunda parte segue uma linha temporal e conta da entrada da menina Dora para o grupo e seu inocente romance com Pedro Bala.
Há um tom de idealismo no livro, mesclado à crítica social, como se uma revolução fosse a única chance para mudar a vida dessas crianças e erradicar a pobreza. Outro ponto curioso é a ausência da adolescência. Com 16 anos, Pedro Bala é considerado pelo narrador como uma criança. Essa visão estendida de infância é interessante pelo ponto de vista sociológico. Apesar de serem chamados de "crianças", os Capitães da Areia são muitas vezes apresentados como "homens", por sua precoce independência, onde são obrigados a tomarem atitudes consideradas adultas.
Com ação, aventura e romance, Capitães da Areia é um livro que nos envolve, comove e também revolta. E nos faz pensar em nosso papel como seres humanos, agentes de mudança. Lança a miséria em nossa cara, com toda a sua violência e nos convida a tomar uma atitude contra toda forma de crueldade e tirania.
Ficha Técnica:
Capitães da Areia
Jorge Amado
ISBN-13: 9788535914061
ISBN-10: 8535914064
Ano: 2009
Páginas: 280
Idioma: português
Editora: Companhia de Bolso
Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/capitaes-da-areia-968ed25062.html
Acredito que seja um livro encantador de ler.
ResponderExcluirCumprimentos
Muito boa resenha. Li quando tinha 15 anos, lá pelo início da década de 80.
ResponderExcluirValeu, meu amigo!
ExcluirNão li este livro, mas assisti um filme que fizeram adaptando esta obra, vale a pena procurar pra ver, mas dou muito valor a literatura e a cultura nacional, sei que Jorge Amado é um dos grandes escritores do nosso Brasil, muito interessante este post que você fez.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Parece ser um bom livro. Fiquei curioso de ler.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia