segunda-feira, abril 18, 2022

Capitães da Areia - A infância massacrada


Pedro Bala, Professor, João Grande, Sem-Pernas, Pirulito, Boa Vida, Gato, Volta Seca. Estes e muitos outros fazem parte de um grupo de meninos chamado Capitães da Areia, que aterroriza as ruas da "Cidade da Bahia". Pedro Bala é o líder. Forte e decidido, Bala guia o grupo com suas qualidades naturais de liderança. Seus "oficiais" atuam como subchefes e coordenam o grupo, auxiliando o líder.

Capitães da Areia, romance de Jorge Amado, nos conta com detalhes e crueza a vida dessas crianças e adolescentes. Fome, doenças, as torturas na delegacia ou no reformatório, essas são alguns dos inúmeros perigos que enfrentam. Há também outros grupos de crianças, menores e menos organizados, que não deixam de oferecer riscos aos Capitães. Ocasionais batalhas acabam acontecendo por conta disso.

O romance é dividido em duas partes. Na primeira, os capítulos contam as peripécias dos Capitães da Areia, tendo um ou outro como protagonista. Por isso, podem ser considerados episódios sem necessariamente terem um enredo cronológico. Já a segunda parte segue uma linha temporal e conta da entrada da menina Dora para o grupo e seu inocente romance com Pedro Bala.

Há um tom de idealismo no livro, mesclado à crítica social, como se uma revolução fosse a única chance para mudar a vida dessas crianças e erradicar a pobreza. Outro ponto curioso é a ausência da adolescência. Com 16 anos, Pedro Bala é considerado pelo narrador como uma criança. Essa visão estendida de infância é interessante pelo ponto de vista sociológico. Apesar de serem chamados de "crianças", os Capitães da Areia são muitas vezes apresentados como "homens", por sua precoce independência, onde são obrigados a tomarem atitudes consideradas adultas.

Com ação, aventura e romance, Capitães da Areia é um livro que nos envolve, comove e também revolta. E nos faz pensar em nosso papel como seres humanos, agentes de mudança. Lança a miséria em nossa cara, com toda a sua violência e nos convida a tomar uma atitude contra toda forma de crueldade e tirania.


Ficha Técnica:

Capitães da Areia

Jorge Amado

ISBN-13: 9788535914061

ISBN-10: 8535914064

Ano: 2009 

Páginas: 280

Idioma: português

Editora: Companhia de Bolso


Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/capitaes-da-areia-968ed25062.html

5 comentários:

  1. Acredito que seja um livro encantador de ler.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa resenha. Li quando tinha 15 anos, lá pelo início da década de 80.

    ResponderExcluir
  3. Não li este livro, mas assisti um filme que fizeram adaptando esta obra, vale a pena procurar pra ver, mas dou muito valor a literatura e a cultura nacional, sei que Jorge Amado é um dos grandes escritores do nosso Brasil, muito interessante este post que você fez.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um bom livro. Fiquei curioso de ler.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir