sexta-feira, fevereiro 05, 2021

O guia do mochileiro das galáxias - humor e criatividade na dose de uma dinamite pangalática


NÃO ENTRE EM PÂNICO. Acredito que essa frase é muito útil em inúmeras situações. Seja em momentos em que a gente descobre que perdeu as chaves de casa em uma sexta-feira depois daquela saideira do bar. Ou então ao descobrir que não viu aquele e-mail do chefe, enviado uma semana antes, mandando fazer aquela tarefa "pra ontem". Ou até mesmo em casos de inevitável demolição de um planeta para a construção de uma via expressa hiperespacial.

Essa é a frase de ordem estampada na capa do mais famoso e prestigiado guia de viagens do universo, O guia do mochileiro das galáxias. Não é por nada que ele também empresta o nome a um dos livros mais inventivos de nossos tempos. Escrito por Douglas Adams, o livro dá início a uma saga de cinco volumes narrando as desventurosas aventuras do inglês Arthur Dent, seu "parça" Ford Prefect, o mais humano dos alienígenas, dentre outras excêntricas personagens. Uma delas é Marvin, o robô maníaco-depressivo. Outra é Tricia Mcmillan, ou Trillian, a ousada astrofísica e companheira Zaphod Beeblebrox, um bon vivant totalmente caótico que, após alcançar o cargo de presidente da galáxia, orquestra um dos maiores roubos da história do universo.

Com tudo o que já foi dito, é possível ter uma leve ideia do que encontrar em O guia do mochileiro das galáxias. Antes de tudo, trata-se de uma narrativa repleta daquele humor crítico em que o mundo da ficção científica funciona como uma alegoria da contemporaneidade. Douglas Adams utiliza-se de conceitos complexos da astrofísica, da filosofia e até mesmo da literatura para tecer suas refinadas e deliciosas críticas.

Outro ponto interessante na narrativa é que Arthur Dent, improvável protagonista, surge para negar a jornada do herói. Como uma espécie de "Ulisses de araque", ele passa a maior parte do tempo sem fazer a mínima ideia do que está acontecendo. Claro, sua reação poderia ser proveniente do choque de ter o seu planeta natal transformado em vapor. Porém, muitos anos-luz serão percorridos até que o impossível herói dessa saga espacial terá o mínimo de noção do que está acontecendo e qual o seu papel no universo.

Não é preciso falar muito para atestar a maestria de Douglas Adams ao conceber sua "Odisseia Galáctica". O trabalho magnífico desse grande escritor é mundialmente conhecido. Porém, é sempre bom reafirmar a importância de um clássico como esse. Afinal, nele está contido um dos maiores mandamentos do Universo: NÃO ENTRE EM PÂNICO.


Ficha Técnica

O guia do mochileiro das galáxias

Douglas Adams

ISBN: 9788599296943

Editora: Sextante

Ano: 2010

Páginas: 156


Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/o-guia-do-mochileiro-das-galaxias-225ed344547.html

3 comentários:

  1. Enquanto eu lia pensava, não está tão longe assim da nossa realidade. Tem tantas coisas acontecendo que penso que o livro é muito atual e sarcástico demais no humor. Não entrar em pânico é uma ordem para o momento. Mas ás vezes, e impossível não entrar. Longe de mim ser adepta das teorias das conspirações, mas acho mesmo que vai rolar golpe insterespacial. Se rolar, não vou estranhar. Hahahhahahah (rindo de nervoso).
    Adorei a resenha, Samuca. E adorei acompanhar de perto dia empolgação com o livro mesmo quando eu não achava a mesma graça que você. Convenhamos, é livro para nerds. Nunca foi nerd, mas fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Pam. Seu comentário foi super legal. A gente tem que evitar entrar em pânico nestes dias tão pandêmicos. Por vezes penso que foram os vogons que colocaram o Bozo no poder. Spoiler: são os vogons que "demolem" a Terra...

      Excluir
  2. Fiz algumas alterações na resenha. Não havia mencionado antes duas personagens tão importantes quanto aquelas que já havia nomeado. Achei uma injustiça de minha parte deixar de falar de Marvin e, principalmente, de Trillian. Corrigi isso agora.

    ResponderExcluir