sábado, abril 30, 2016

Os Portões do Inferno - Uma jornada contra si e o outro

Heróis não nascem. São forjados no calor da batalha. Alguns, inclusive, pouco talento tem para o heroísmo. Envolvem-se em empresas arriscadas pelo simples lucro. Ou por uma glória que se traduza em vantagens sociais ou políticas. Outros simplesmente costumam estar no lugar errado e na hora errada.
Assim são as seis pessoas que foram recrutadas pelo obscuro Ambrosius para evitar que o mundo de Zândia seja engolido pelas trevas. Um cavaleiro desertor, um bardo andarilho de uma espécie em extinção, um guarda-costas recém-caído em desgraça, um elfo subterrâneo (svaltar), um mago originário de um país maldito, um adolescente de mão leve.
Pessoas muito diferentes com propósitos também distintos. Quando de fato há algum propósito. Alguns deles querem apenas sobreviver. E o único caminho diante deles é uma missão arriscada que envolve jornadas em reinos subterrâneos, o embate com seres malignos e a possibilidade de que as diferenças entre os membros do grupo ponham tudo a perder.
É a partir dessa receita de barril de pólvora que André Gordirro constrói sua narrativa. Um texto cru, limpo e objetivo, o que lhe confere um dinamismo e uma agilidades que podem agradar muitos leitores. Um outro ponto interessante na escolha de Gordirro é apostar nos personagens mais desprezíveis da trama. E sua escolha é acertada, valendo-se da atração que tais personagens podem exercer nos leitores atuais.
E por fim, vale destacar também os elementos de combates apresentados no livro. Gordirro busca recursos visuais para oferecer ao leitor o mais fiel relato dos momentos agitados em que a vida de cada personagem está por um fio. Sua tentativa é justamente fazer o leitor se sentir na pele do combatente, sangrando junto com ele, refém da sorte ou do azar, como acontece em qualquer batalha.
Assim, Os portões do inferno, com seu texto enxuto e seus personagens mais próximos o possível do real, apresenta uma ótima proposta de diversão para todos os leitores de fantasia, além de interessados em RPG e temas afins. Uma jornada cheia de percalços, onde o maior obstáculo pode ser justamente o companheiro que luta ao seu lado.

Ficha Técnica:
Os Portões do Inferno
André Godirro

ISBN-13: 9788568432273
ISBN-10: 8568432271
Ano: 2015
Páginas: 384
Editora: Rocco

Perfil do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/517778ED524745

Um comentário:

  1. Gostei da resenha, Samuel! Já tenho esse livro me esperando aqui na estante e agora estou ainda mais animado em lê-lo. :)

    ResponderExcluir