sexta-feira, maio 06, 2016

Quero meu chapéu de volta - Um thriller para pequenos leitores



Uma história de suspense com doses certas de humor e ação. Está é a fórmula do incrível livro Quero meu chapéu de volta, do escritor e ilustrador Jon Klassen.
O urso está muito angustiado. Ele perdeu o seu chapéu e ninguém o viu. Começa, então uma jornada em busca de seu precioso chapéu, numa espécie de atrapalhada investigação. Dialogando com o gênero policial, onde muitas vezes o culpado está diante do leitor o tempo todo, há um jogo que brinca com o protagonista, tornando o leitor o detetive. E assim, a narrativa ganha um gracioso tom de humor, o que torna leve tanto o suspense quanto o inusitado desenlace.
Outro ponto forte do livro é a expressiva ilustração. Enquanto o urso conduz sua busca pelo bem perdido, vários animais são interrogados. Os desenhos dialogam com o universo infantil, por seus traços redondos e por sua simplicidade estética. Essa simplicidade, porém, não compromete a beleza do desenho. E isso torna a ilustração de Klassen, a meu ver, fenomenal. E vale destacar que, por ser um álbum ilustrado, desenho e texto estão integrados no processo de narração, sendo impossível separá-los.
Por fim, vale destacar a brilhante escolha de Klassen de isentar sua obra de moralismos limitadores. Não há lição edificante a ser aprendida. Há simplesmente a observação de fenômenos de causa e efeito. Assim, acredito que o trabalho do autor ganha uma força ainda maior, por sua escolha de afastar-se desse moralismos falsamente "edificante" que contamina muitos dos livros infantis.
Com seu tom de humor e seu suspense atrapalhado, além da primorosa ilustração, Quero meu chapéu de volta certamente conquistou seu lugar entre os melhores livros para pequenos leitores. Uma história que vale a pena contar e recontar.

Ficha técnica:
Título: Quero meu chapéu de volta
Autor: Jon Klassen


Nenhum comentário:

Postar um comentário