sexta-feira, março 22, 2013

Onde as árvores cantam


Até que ponto uma pessoa pode chegar para lutar contra o seu destino? Quanto alguém pode mudar ao sair de sua posição de conforto? E como resistir ao determinismo, quando todos os seus sonhos são jogados por terra? Essas são algumas perguntas que o leitor pode se fazer durante a leitura do incrível Onde as árvores cantam, romance de Laura Gallego García. Nele, somos apresentados à jovem Viana de Rocagris, de longos cabelos castanhos, filha de Corven, Duque de Rocagris, um dos mais respeitados nobres do reino de Nórtia. Apaixonada desde a infância por Róbian de Castelmar, Viana está prometida a ele, como sempre desejou, de forma que a jovem acredita estar a um passo de ver seu sonho realizado. 

A jovem, porém, vê sua vida mudar drasticamente quando os bárbaros invadem o reino de Nórtia e eliminam quase todos os nobres do país. Obrigada a conviver com os rudes dominadores, Viana conta com a ajuda inestimável de Dórea, sua ama-de-leite e dama de companhia, e justamente por iniciativa de Dórea, a moça vai gradativamente mudando sua postura, de obediência resignada a uma resistência velada e astuciosa, até culminar na franca revolta. 

Assim, ela se vê obrigada a fugir, escondendo-se na Grande Floresta, um lugar até então temido por todos. Dizia-se que qualquer um que entrasse naquelas matas estaria perdido para sempre. A jovem, porém, acaba por descobrir que a Grande Floresta deve ser respeitada, não temida, e lá passa a viver. E assim a moça se transformará lentamente, tendo o misterioso e astuto cavaleiro Lobo como o mentor, para guiá-la rumo a uma nova postura diante da vida. Um homem que tem um terrível acontecimento oculto no passado, que não somente lhe rendeu o apelido como também lhe custou uma orelha. Além disso, Lobo é um cavaleiro decaído que vive no exílio, desacreditado por todos.

Viana também contará com Úri, misterioso jovem de pele rajada, olhos e cabelos verdes, nativo da Grande Floresta e por quem a moça criará um laço inquebrável. 

O maior desafio para a moça será Harak, rei dos bárbaros, que dizem ser invulnerável. Viana acredita que o segredo para vencer os invasores está no interior da Grande Floresta, como Oki, o menestrel, respeitado por todos, teria sugerido ao contar uma história durante a festa mais importante da realeza de Nórtia, antes da invasão bárbara. Contudo, para descobrir o que há de verdade e de mito nas palavras do menestrel, Viana deverá reescrever seu destino, empreendendo uma jornada rumo ao coração da floresta, um lugar "onde as árvores cantam".

Mas o personagem mais fascinante certamente é Lobo, que sempre tem uma história diferente para o motivo de ter perdido a orelha e para cada história há sempre duas lições para a jovem Viana.

Além disso, há os poéticos nomes das regiões e castelos de Nórtia, como Castelmar, Valenevado, Torrespinho, Monteferro. Regiões que seguramente irão despertar a imaginação do leitor. E não posso deixar de mencionar a incrível capa desenhada por Renato Alarcão.

Mas Onde as árvores cantam não se trata apenas da história de batalhas e jornadas misteriosas. Trata-se acima de tudo, de uma história de um amor impossível, mas sobretudo sublime e transformador.

Edição: 1
Editora: Edições SM
ISBN: 9788580720181
Ano: 2012
Páginas: 384
Tradutor: Paloma Vidal

Página do livro no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/253590/

21 comentários:

  1. Olá, boa noite ^^
    Não conhecia a história; achei bem interessante pela temática. Vou tentar ler algum dia :D
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura ^^
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá... Cara eu não consigo acompanhar as histórias suas por falta de tempo, fico sempre perdido. Mas gosto de ver o quanto ela está seguindo e desejo sucesso com os escritos.

    Aproveitando, quero dizer que eu postei os selos - ENFIM!!! rs. - e está publicado nesse endereço: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2013/03/selos-e-blogs-amigos.html

    assim como as respostas.
    Mais uma vez obrigado. Um abraço.
    Diego França.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:57 PM

    eu comprei la na bienal por 28 reais! eu amo de paixao a laura galego! ate tenho outro livro dela q tambem e incrivel recomendo vcs a lerem ele o nome e "a imperatriz dos eterios"
    leiam tb e incrivel!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:12 PM

    A capa original é mto mais bonita...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:35 PM

    È um dos livros mais perfeitos que já li,é realmente fascinante!

    ResponderExcluir
  6. Michele9:52 AM

    O livro narra uma história fantática, cheia de fantasia e ao mesmo tempo real. A mesma é cheia de mitos e de um romance impossível e venerado. Adorei a leitura do mesmo. E agora o foco é conhecer as outras obras da autora.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:17 PM

    Adorei a historia. Simplismente perfeita!. Chorei no final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6:06 PM

      Tbm chorei, esse livro me deixou super depressiva

      Excluir
  8. Anônimo2:29 PM

    Amei o livro, a história é ótima.
    Seu gênero, é espetacular: Romance e aventura.
    É o primeiro livro que vejo desta autora, e gostei por isso irei procurar mais.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:57 PM

    adoreiii seu blog

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de romances medievais, mas esse ai me surpreendeu!
    Muito empolgante imaginar as aventuras de Viana ao sair em uma nova empreitada para recuperar suas terras!
    E a propósito eu já lhe contei como perdi a minha orelha? kkk
    Lobo sem dúvidas é o melhor personagem do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lobo😂 amo demais os livros da Laura, estou lendo um em espanhol e é fantastico❤

      Excluir
  11. Oi, Giulia!
    As histórias medievais também me empolgam muito. Só que esse livro foi especial.
    Puxa, não sabia que você perdeu a orelha!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9:33 PM

    Esse livro livro foi um dos mais lindos que já li, a história é revolucionária e empolgante, vale muito a pena ler :D

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6:04 PM

    Eu já li esse livro, no começo não tinha gostado, mais depois começou a ficar interessante e no final eu simplesmente ameiii esse livro

    ResponderExcluir
  14. Gente boa noite!
    Não poderia passar por aqui sem deixar minha opinião.
    Certamente esse é o livro mais lindo, complexo e incrível. Dissertou minha imaginação logo nas primeiras palavras. Logo que comecei a ler ele não consigui parar até a página 384. Cada palavra, ponto e vírgula me viciou. Li, e quero ler de novo, eu me enjoar, se é que isso é possível. Então leiam! Esse livro é incrível.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1:31 PM

    Oii vim deixar meu comentário sobre esse livro aqui, bom sou novo no blog e tal, contudo eu conheci esse livro na biblioteca da minha escola sem escolher na estante, puxei e tchan! A capa ne chamou a atenção e o título, então...porque não leva-lo? Então, ainda estou lendo no momento aos poucos por motivos de estudo e outros assusntos, mas já estou no cap 4 e confesso que ao folhear das páginas a história vai se revelando muito boa e emocionante em certos pontos com toques de aventura, companheirismo, espertezas, valentia, romance, ousadia, astucia, mistério, e todos os mais diversos sentimentos reais que uma pessoa real sente, isso nos é mostrado com sabedoria pela escritora e assim as palavras vão nos prendendo. Eu to gostando da leitura e aprovo o livro.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é fantástico! Sou apaixonada por ele, já li e estou louca atras para baixar em pdf e comprar para colocar na minha estante! Amo mesmo!! Recomendo a todos!! <3
    ps: Se alguém souber onde fazer o download em pdf desse livro, por favor, me mandem o link *-*

    ResponderExcluir
  17. Amo esse livro! Achei ele na biblioteca da escola, a capa me chamou atenção e a sinopse também, me apaixonei desde a primeira página! A história é fantástica! Os personagens são apaixonantes! O enredo é perfeito! Enfim, super aconselho a leitura!! Quem curte romance, aventura, fantasia e mistério (como eu), com toda certeza vai se apaixonar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso que aconteceu comigo, achei na biblioteca da escola, eu acho esse livro incrível, eu não conseguia parar de ler, e fiquei triste quando ele acabou 😢

      Excluir
  18. Laurisson Morais12:39 PM

    Geeeente!!! Encontrei esse livro perdido entre vários outros na biblioteca da minha escola essa semana e comecei a ler e tô amando �� Não vejo a hora de ver a história ganhando vida e indo pro cinema ❤❤❤ Um dos melhores livros que já li ❤ Amo tbm O Chamado do Monstro ❤

    ResponderExcluir