segunda-feira, maio 18, 2020

O que a leitura é para mim?


Muito se pode dizer sobre a leitura. Podemos, por exemplo, assumir um olhar meramente técnico, dizer que a leitura nada mais é que a decodificação de sinais, de forma a atribuir aos mesmos sentido. Ou podemos assumir, como eu, um viés mais amplo.

Não é possível falar de leitura sem pensar em Paulo Freire. O grande educador, em sua obra A importância do ato de ler(1981), fala sobre dois tipos de leitura: a leitura da palavra e a leitura do mundo. E ainda afirma que haveria uma preponderância de uma em relação à outra.

Certa vez, estava sentado em um banco na Estação São Gabriel, aqui de Belo Horizonte, aguardando o ônibus para o bairro Ribeiro de Abreu. Usava uma camisa preta, com a estampa de um mangá pouco conhecido aqui no Brasil - Gantz

De repente, um senhor se aproxima e aponta para o desenho em minha camisa. Ele dá um sorriso de reconhecimento e fala da apreciação do seu filho por desenhos desse tipo. Contou sobre Dragon Ball, dentre outras referências. 

Aquele senhor não conhecia o mangá cuja imagem estava estampada em minha camisa. Porém, observou o padrão da imagem e fez relações que estavam presentes em sua bagagem cultural. Para mim, esse episódio foi um exemplo inesquecível sobre as capacidades de leitura de mundo que as pessoas possuem. E tais capacidades muitas vezes são desprezadas por aquelas pessoas que se consideram "detentoras do saber".

Sei que ao falar de leitura aqui, não estou me referindo à leitura de mundo. Estou falando da leitura da palavra. Porém, para mim, não existe uma sem a outra. Em minha opinião, quanto mais aproximamos mundo e palavra, maior a possibilidade de pertencimento, de associações. Maior a possibilidade do jogo de sentidos.

Chego, porém, ao título deste texto. O que é a leitura para mim? E falo a leitura da palavra. Qual a sua importância em minha vida? A leitura sempre foi para mim uma possibilidade de escape, mas não de escapismo. A leitura ressignifica meus dias e concede a eles um caráter mágico, maravilhoso. A leitura concede sentido à minha existência.

Continuo a buscar a ampliação desse meu conceito de leitura. Tenho para mim que ler é um ato de liberdade e também de existência. Pela leitura eu reafirmo a minha (r)existência, meu lugar no mundo e todas as possibilidades que tal posicionamento me traz. Até quando não leio estou reafirmando a minha leitura, pois tenho nos livros e no texto escrito uma das minhas razões para permanecer neste mundo. Um dos maiores sentidos de meu ser. 

2 comentários:

  1. Entendi perfeitamente o motivo do fato com o senhor e a estampa de Gantz ter te impressionado. É incrível também porque são traços de desenho totalmente diferentes (Gantz e Dragon Ball e tantos outros mais populares),ainda assim o pai do provável otaku fez a associação. Ao ler esse texto, também pensei naquelas pessoas com uma grande bagagem de conhecimento obtido na leitura das palavras e com pouco ou nenhum conhecimento obtido com a leitura do mundo e de como isso as vezes faz falta. O menino estudioso e ingênuo que é passado para trás por colegas que percebem sua inocência, o outro ou a outra que é especialista em sua área mas cai em golpe amoroso de Internet (creio que acontece mais com mulheres...). Gostei do texto, mas no fim pensei nessas situações...
    Verdade. O que seria de nós sem a leitura das palavras...

    ResponderExcluir
  2. Olá Samuel,

    A leitura é tudo e de extrema importância, se aqui no Brasil as pessoas lessem mais eu acho que seriam mais felizes e seriam menos manipuladas.

    Abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir