sexta-feira, maio 27, 2016

Lolô - Sobre medos compartilhados

Como seria a amizade entre um lobo e um coelho? No mínimo, inusitada. Afinal, lobos são tradicionais predadores de coelhos. Seria possível que a inteligência, o afeto e a empatia superassem a distância natural entre predador e presa? 
Essa é a premissa da belíssima fábula moderna de Grégoire Soloitareff. Tom é um coelho educado e sensível que conhece Lolô, um jovem lobo que nunca havia visto um coelho antes. Lolô está em uma situação complicada e Tom se oferece para ajudar. Assim, nasce entre eles uma improvável amizade, construída através da convivência e, principalmente, da disposição de Tom em ajudar um inimigo histórico de sua espécie. 
A narrativa de Soloitareff é leve e enxuta. Ele não se perde em detalhes e procura narrar o essencial. Além disso, o traço de seu desenho é forte, de cores marcantes, dando uma aparência bruta ao jovem lobo, sem no entanto deixar de lhe conferir elementos de doçura, como seus olhos tão expressivos. E o que Lolô tem de forte, Tom tem de delicado, tanto por sua pequena estatura quanto por suas formas arredondadas e de linhas mais tênues. Assim, através do desenho, o autor acentua as discrepâncias entre os dois, criando uma tensão que culminará no clímax da narrativa. Poderá a amizade superar o medo e a ameaça velada? E o lobo terá força para perceber no coelho mais do que uma simples presa? Será ele capaz de se colocar no lugar do amigo para sentir seus medos e incertezas?
Assim, Lolô se consagra em mais uma belíssima obra da literatura infantil contemporânea, uma alegoria pungente e delicada sobre a importância de se buscar a empatia pelo outro para superação das diferenças.

Título: Lolô
Autor: Grégoire Soloitareff
ISBN-13: 9788574065854
ISBN-10: 8574065854
Ano: 2013
Páginas: 32
Idioma: português
Editora: Companhia das Letrinhas

Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/lolo-333580ed373867.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário