sexta-feira, novembro 20, 2020

Ponciá Vicêncio - Quando a ausência também é forma de luta

Há livros que agem como divisores de águas em nossas vidas. Nesses casos, é impossível passar incólume por estes livros. A leitura deles sempre é um processo marcante e transformador.

Foi assim que me senti ao terminar Ponciá Vicêncio, romance de Conceição Evaristo. Era como se eu estivesse em um processo de troca de pele, sendo que a pele antiga era arrancada, ao invés de se desprender do corpo. Ao mesmo tempo, eu bebia a doçura de cada palavra da narrativa tecida por Conceição. Sorvia com sofreguidão essa narrativa cheia de pungência e afeto. Era também absorvido por ela, como se eu mesmo estivesse me liquefazendo.

Repleta de águas, a obra de Conceição Evaristo tem recebido cada vez mais atenção nos últimos anos. Tive o privilégio de adquirir meu exemplar de Ponciá Vicêncio em um evento que contava com a presença da autora. Assim, tenho o próprio traço anguloso e comprido de Conceição Evaristo na folha de rosto. 

Confesso, porém, uma falha minha. Tenho o romance há anos, mas não tinha separado tempo para empreender sua leitura. Pensava sempre que era preciso aplicar um tempo e um espaço próprios para começar a ler. Posso dizer, contudo, que foram o tempo e o espaço que me escolheram. Em meio à pandemia que tantas vidas ceifa, estive por meses encerrado em meu apartamento, dedicado ao teletrabalho e procurando pensar menos em tanta tristeza e perda que me cercavam.

Comecei então a viajar pelos olhos de Ponciá, sem saber, contudo, que muita tristeza e muita perda me aguardavam.

O romance narra a vida de uma mulher desde sua infância em um interior perdido, sua busca por melhores condições de vida em uma grande cidade e seu posterior envelhecimento. Sem se ater apenas à trajetória da protagonista, cujo nome recebe o título do livro, a narrativa apresenta também outras duas buscas: um irmão pela irmã e uma mãe pelos filhos. 

Temos então três jornadas que se desenrolam de forma íntima e muito similar. As três pessoas, três grandes personagens da obra, estão em busca de algo, além de si mesmas e umas das outras. E nos desencontros, encontros e reencontros essas pessoas vão testemunhando um mundo em que a escravidão e a exploração continuam dolorosamente presentes, até mesmo em seus sobrenomes, "Vicêncio", que foram "emprestados" do sobrenome do antigo dono de seus ancestrais, um tal coronel Vicêncio.

O tom de denúncia é fortemente marcado no romance de Conceição Evaristo. Apesar da crueza e da violência presentes no texto, é importante destacar o lirismo da obra, carregado de afetividade e momentos de singular beleza. Foi possível observar, também, um certo carinho por nossa oralidade, através de marcações presentes no texto, bem como curiosos neologismos, que carregam a marca do lirismo próprio das falas de nossa gente.

É importante destacar, também, que a revolta não se apresenta vazia. Cada personagem reage à violência de forma própria, sem se tornarem meros joguetes do destino. Inclusive Ponciá, com suas ausências, com a herança do avô, com os choros-risos. Há uma resistência até mesmo nessa aparente passividade da protagonista. Apesar da melancolia que vai sendo construída através do patente sofrimento dela, é possível encontrar um resquício de força, que se revela não pela violência, mas pelo afeto, pelo cuidado com os seus.

Com um lirismo arrebatador, uma pungência marcante e um enredo envolvente, o romance Ponciá Vicêncio é uma obra transformadora. Um romance completo em que muitas diversas vidas se convergem e encontram uma voz de esperança contra uma realidade muitas vezes silenciadora.


Ficha Técnica

Ponciá Vicêncio

Conceição Evaristo

ISBN-13: 9788571602618

ISBN-10: 8571602611

Ano: 2006 

Páginas: 128

Idioma: português

Editora: Mazza Edições


Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/poncia-vicencio-1070ed1423.html

18 comentários:

  1. Oi boa noite. Tudo bem? Sou brasileiro e carioca do Rio de Janeiro. Quero apresentar o meu Blogger de cultura, viagens e turismo. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor 162.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/2020/11/inhotim-brumadinho-mg.html?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz. Obrigado pela visita. Vou conferir seu blog, sim.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Boa noite Samuel. Gostaria de lhe convidar a ser um novo seguidor do meu Blogger. Obrigado pela visita. Quando fui a Brumadinho, fui na Igreja que as pessoas foram veladas e a conversa com o taxista que me levou para Inhotim foi tensa com os relatos. Antes da Pandemia as terças-feiras a entrada era grátis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz. Eu me inscrevi como seguidor. Obrigado pelo convite. Um abraç9!

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Sou o seguidor número 162.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço novamente, Luiz. Também sigo o seu blog. Abraço!

      Excluir
  4. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pimenta! Obrigado por sua visita e mensagem. Vou conferir seu blog, sim. Abraço!

      Excluir
  5. Amor, já te disse o quanto suas resenhas são tocantes e muito fortes. Sinto que cada palavra traz de volta pra mim as sensações, pensamentos e emoções que eu experimentei enquanto li Ponciá Vicêncio, que também foi uma sugestão de leitura sua. Acompanhei o seu processo de leitura, vi o quanto vc chorava com cada trecho e fiquei muito interessada em conhecer a Ponciá e sua família. Obrigada por ser meu melhor mediador de leitura e por permitir que eu rememore a experiência com suas palavras. A resenha ficou linda, forte, comovente como merece a obra da Conceição Evaristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pam. Você é uma leitora maravilhosa e eu me sinto honrado por ser chamado por você de mediador de leitura. Sou seu fã incondicional. Amo você!

      Excluir
    2. Sou sua maior fã, lindo. Te amo.

      Excluir
  6. Ótimo texto, Samuel! Reflete muito bem a intensidade do livro e tudo o que ele representa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por suas palavras. São um grande incentivo! Abraço!

      Excluir
    2. Está é a Bia, aposto. Hahahaa

      Excluir
  7. Olá
    Tenho muito orgulho deste sobrinho inteligente, sensível e amante da cultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho orgulho de ser sobrinho dessa mulher tão inteligente, que contribuiu com a minha formação, através de livros, música clássica e filmes. Amo você, tia!

      Excluir
  8. Uau, Samuel!!! Vc escreve tão bem q nos faz querer desesperadamente ler o livro!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vou providenciar o livro de presente para a senhora, viu? Beijo.

      Excluir