sexta-feira, março 27, 2020

O Anel dos Löwenskölds - Do objeto ao desejo




É possível que um pequeno objeto - um anel - atravesse gerações, alterando o curso de vidas inteiras e causando infortúnios em todos aqueles que dele se aproximam? Não estou falando da famosa trilogia de fantasia que tomou as telas dos cinemas há quase vinte anos. Nem do clássico nórdico que inspirou a citada trilogia, além de peças de teatro e óperas. 

Estou me referindo a uma obra bem mais modesta. O Anel dos Löwenskölds, romance de Selma Lagerlöf, conta uma história que a princípio parece prosaica, ao falar de um anel que um antigo rei sueco, Carlos XII, deu a um general de uma região do interior do país. Como último desejo do militar, a joia foi enterrada com o dono. 

Assim tem início uma história de cobiça, roubo e maldição. Roubado da sepultura, o anel passa anos desaparecido, sem contudo deixar de determinar de forma implacável o destino das pessoas ao seu redor. A narrativa despretensiosa de Selma Lagerlöf conduz o leitor pelos infortúnios que vão se desenrolando. Há um certo tom de mistério que vai crescendo, transformando um enredo de suspense policial rumo a um terror sobrenatural.

Foi curioso observar o título que inevitavelmente nos faz pensar em outras narrativas mais conhecidas. O título pode ser uma remota referência ao mito nórdico, numa forma de intertextualidade. Selma é uma autora escandinava com profundas ligações com a tradição oral de sua terra. Ao mesmo tempo, a narrativa apresenta um caso particular mas dá ao mesmo dimensões de saga, com protagonistas que vão dando lugar a outros, na medida que o anel altera de forma irreversível suas vidas. 

Leitores acostumados com obras mais contemporâneas podem estranhar um pouco o estilo da narrativa. O texto que li está traduzido para o Português de Portugal, o que pode causar ainda mais estranhamento em alguns. Quem aprecia narrativas do final do século XIX e início do século XX, vai encontrar no romance de Lagerlöf um excelente exemplo de narrativas de época.

Com um texto ligeiro e refinado, guiando o leitor por uma série de desventuras provocadas pelo desejo e suas consequências, O Anel dos Löwenskölds é uma narrativa ímpar, que estreia uma trilogia e certamente irá atrair os leitores por seus mistérios e sua requintada ironia.






Ficha Técnica:
O Anel dos Löwenskölds
Selma Lagerlöf
ISBN-13: 9789898872074
ISBN-10: 9898872071
Ano: 2017
Páginas: 128
Idioma: português de Portugal
Editora: E-Primatur

Perfil do livro no Skoob: https://www.skoob.com.br/o-anel-dos-lowenskolds-673062ed868684.html

4 comentários:

  1. Samuca, seu jeito de escrever e falar sobre a obra é tão cativante. Adorei a resenha! Adorei o livro! Espero pelos próximos traduzidos.Amo você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero! Foi muito bom ter recebido essa dica da Soraia. E já terminei também "De saga em saga". Amo você!

      Excluir
  2. Querido Samuel, excelente sua resenha que instiga o desejo de conhecer autora e obra. Li vários livros de Selma Lagerlöf e creio, ela deveria ser mais conhecida em nosso país, assim como é em Portugal. Fico feliz por sua delicada descrição e confesso que identifico o tom imaginativo de Selma em sua obra (Patos Selvagens). Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. É um estímulo para continuar lendo e refletindo nas leituras!

      Excluir